sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UMA CLASSE MAIS QUE ESPECIAL...

Nossa Unidade Escolar possui uma turma de alunos mais que especiais: a Classe Especial, funcionando no 2º turno e na qual tive o imenso prazer de atuar como regente por alguns meses.

A princípio, como em qualquer turma o professor se sente inseguro frente a mais um novo desafio. E que desafio!

Uma turma composta por nove alunos muito especiais, cada qual com uma habilidade diferente, eu disse habilidade, porque limitação todos nós temos e, tendo consciência do papel da inclusão e da importância da escola para esse grupo de alunos, iniciei o trabalho pautado num ambiente escolar acolhedor e sobretudo num olhar investigativo e  amoroso.

É fundamental oferecer alternativas para que os alunos possam exercer plenamente as atividades propostas, alcançando ao máximo suas potencialidades e, construir junto aos demais profissionais da Unidade Escolar, um sistema de colaboração e cooperação, onde também se tornem responsáveis por esse grupo de alunos, dando visibilidade as ações e atuações dessa turma, numa parceria constante.

Desta forma todos se tornam autores e co-autores dos resultados obtidos, num trabalho de sensibilização e conscientização, assim estimula-se a convivência desses alunos com os demais, eliminando preconceitos, estigmas e esteriótipos, melhorando a autoestima e provando que é na diversidade que apresentamos nossas singularidades.

 Resolução SME nº 1074. Art. 20.: São direitos do aluno aqueles fixados pelo ECA e, particularmente:
 II -  Ser respeitado em sua condição de ser humano e não sofrer qualquer forma de discriminação em decorrência de diferenças étnicas, de credo, gênero, ideologia, preferências político-partidárias ou quaisquer outras; 

É imprescindível priorizar no planejamento diário atividades onde os alunos percebam o valor social da igualdade, na qual a diversidade seja respeitada e a aceitação transcorra de forma mais plena possível.

Neste período de convivência com a Classe Especial, os alunos obtiveram uma grande visibilidade no cenário escolar, atuando de forma participativa, igualitária e  FELIZ! Porque é isso que importa SER FELIZ!
Agradeço a todos os alunos desta CLASSE MAIS QUE ESPECIAL, por este momento riquíssimo de troca de experiências e aprendizagem, pois com certeza aprendi mais com eles do que eles comigo:
André Felipe, Edgard Francisco, Edson Hugo, Isabella, Joyce, Leticia, Matheus, Maycon Willians, Thamara Vitória.
                                                                                    Professora Maria.

MUSEU CASA DO PONTAL

O Museu  Casa  do  Pontal  é  considerado  o maior e o mais significativo  museu de  arte popular do Brasil.
Seu acervo de cerca de 5 mil obras, feitas por 200 artistas, de 24 estados, abrange atividades cotidianas, festivas e o imaginário do povo brasileiro.
Nossos alunos ficaram muito felizes com a visita teatralizada e guardarão na memória cada etapa vivenciada com os guias do museu Chico e Pedro.
O museu está instalado numa reserva ecológica, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Recreio, próximo a Barra da Tijuca e as praias de Grumari.    O    acervo,  tombado  em 1991,  foi  reunido  pelo  designer   e colecionador  francês  Jacques Van de Beuque, durante mais de 40 anos e é graças a ele que hoje podemos compartilhar a obra de diversos artistas brasileiros como Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Antônio de  Oliveira, Noemisa Batista, Adalton Lopes, Ulisses Pereira, Manoel Eudócio, dentre outros.
Para registrar as emoções,descobertas e encantamentos com a arte do nosso povo, os alunos aguçaram a sensibilidade e registraram suas impressões, num desdobramento da aula passeio.
Alguns registros dos alunos das turmas 1.303 professora Silvana e 1.304 professora Carla:
"Eu gostei do passeio, foi muito legal porque a gente riu, dançou, falou de tudo e aprendeu tudo do museu, foi muito legal." Emilly Caroline

"A minha visita a Casa do Pontal foi muito legal. Lá tem um monte de bonecos de barro, o boneco que eu mais gostei foi o sinaleiro do vento, eu gostei dele porque ele se move quando tem vento, é gigante, quase do tamanho do teto." Gabriel Coelho
                                                   Emilly e Gabriel
"O passeio foi uma maravilha, passamos pelo túnel, foi legal! Eu vi artes da Noemisa, eu vi um circo, eu gostei mais do futebol feito de madeira e do Zé Caboclo, o maior artista que eu conheci." André Felipe

"Eu gostei mais dos brinquedos elétricos, eu fiz uma música com o Chico, ele toca violão e é muito engraçado. Ele mostrou as coisas que tem no museu, eu brinquei no museu, toquei chocalho e meu amigo estava falando com o Zé Narigudo." Paulo

"O passeio foi legal, eu vi os bonecos jogando futebol e  eram tão lindos  os jogadores se mexendo, parecia que eram de verdade. O Chico era muito engraçado, ele rimava muito, e o Pedro também. É muito legal a Casa do Pontal!" Roberta Cristina

"Eu gostei do passeio e dos objetos feitos de madeira e barro, gostei da ceramista. Teve teatro com os bonecos e com os meus amigos. Eu queria ir de novo porque foi legal." Cibelly
                              Paulo,Cibelly, Roberta Cristina e André Felipe

Visite o Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3.295 Recreio dos Bandeirantes- Rio de Janeiro
Tel. 2490-3278/ 2490-4013
www.museucasadopontal.com.br




sábado, 10 de agosto de 2013

MOSTRA DE DANÇA

Nossa Unidade Escolar mais uma vez participou com brilhantismo da Mostra de Dança realizada no dia 7 de agosto na Lona Cultural Elza Osborne.
Com a coreografia: O mar de Clara Nunes invade a Atenas iniciamos nossa apresentação tendo como trilha sonora o pout pourri Conto de areia, Morena de Angola, Feira de Mangaio, Canto das três raças.
 
As meninas vieram caracterizadas de Clara Nunes enquanto os meninos figuraram de pescador.
A escola, através da professora Ana Paula da Silva Santos e dos alunos das turmas 1.103 e 1.203, vem mostrar através da dança, o brilho e a magia de uma das cantoras mais marcantes da nossa história: Clara Nunes.

Considerada uma grande intérprete Clara era conhecedora das danças e tradições afro-brasileiras, tornando-se assim uma importante divulgadora da cultura do nosso país mundo afora.
Clara Nunes foi um ser de luz e alegria, e foi essa luz e essa alegria que nossos alunos transmitiram com tanta propriedade e segurança.
Agradecemos a todos que mais uma vez abrilhantaram esse momento: professores, responsáveis e principalmente aos alunos que se dedicaram plenamente aos ensaios e se apresentaram com maestria.
Nossos parabéns aos artistas:
Alice de Lima Gomes, Breno Gabriel Braga Abílio, Carlos Vinícius dos Santos Menezes, Igor Silva Trindade, Julia Gomes Santos, Manuela Severo da Rocha, Maria Eduarda Moraes dos Santos, Micaela Mattos Corrêa da Silva, Naamã Vitório Marques da Costa, Ruan Guilherme Borges, Sara Vitória Silveira e Wesley Brian Menezes dos Santos.
Veja nossa apresentação:
                                                                         

                                                                         

                                                                  

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O CIRCO JÁ CHEGOU

"Vem brincar que o circo já chegou
  Vem sorrir que o circo já chegou.."
Com o intuito de diversificar as atividades nas aulas de Educação Física e desenvolver a capacidade de comunicação corporal, explorando as características expressivas e criativas dos diferentes números circenses, além da cooperação e do trabalho em equipe surgiu a ideia de trabalhar o projeto Circo.
Os alunos foram estimulados a pesquisar e debater o tema em sala de aula com figuras, informações e vídeos, esclarecendo dúvidas e relatando experiências ligadas ao assunto. Após o debate, as propostas foram expostas e a adesão aumentando de acordo com a fluência das aulas.
As aulas práticas foram realizadas primeiramente com movimentos básicos de ginástica e materiais disponíveis como colchonetes, bambolês e tatame.
Após as aulas práticas, um desafio foi lançado: montar uma apresentação circense a ser apresentada para todas as turmas como culminância do projeto e fechamento das atividades.

Com a intervenção da professora, orientando os alunos em seu processo criativo, foram fechadas coreografias, músicas, temas e números circenses com as turmas de 4º e 5º anos, que optaram  por acrobacias com músicas e apresentação de cunho teatral com palhaços, brincadeiras de interação com o público, formando assim dois grupos distintos.

 Aqueles que não quiseram atuar, participaram ativamente nos bastidores, ajudando na montagem do  cenário, auxiliando na maquiagem, dentre outras coisas.

O trabalho em equipe foi fundamental para sucesso do projeto. Um casal foi selecionado para apresentar os números circenses, sendo mestres de cerimônia.


Os alunos do 5º ano abriram o espetáculo, ao som da música "O Circo já chegou". Neste momento, saquinhos de pipoca foram distribuídos à plateia, dando o tom,   o cheiro e o sabor desse momento único e inesquecível de grande parte dos alunos que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência como esta, de arte, prazer e sobretudo alegria, que devem estar presentes sempre no processo de aprendizagem de uma escola, principalmente daquelas que, como a nossa, fazem parte do programa Escolas do Amanhã.
O cenário foi montado ao ar livre, no pátio da escola, entre duas árvores: é a natureza enriquecendo enaltecendo a arte. Para melhor acomodação e visualização do show, porque foi um show de fato, foi necessário duas apresentações, a primeira com  Educação Infantil e 1º ano; a segunda com as turmas maiores, contemplando a todos.
As apresentações foram desenvolvidas a partir de movimentos ginásticos, como ponte, três apoios, rolamento para frente e para trás, vela e muita disposição e criatividade por parte dos alunos, além dos palhaços e das meninas acrobáticas com bambolês. Foram apresentações simples, mas cheias de imaginação e criatividade num mundo próprio de criança.

"...Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou!"


FESTA NO ARRAIÁ



FESTA NO ARRAIÁ ATENAS
É PRA LÁ DE BOM!
A ATENAS VEM PLANTAR
FELICIDADE  NO AMANHECER
E COLHER ALEGRIA NO ENTARDECER
O ARRAIÁ CANTOU
COM AS TURMAS NO ESPLENDOR DA MANHÃ
E A EMOÇÃO FLORESCEU NO ENTARDECER
NESSE ARRAIÁ É PRECISO
INVESTIR, CONHECER, PROGREDIR,
PARTILHAR, PROTEGER, EDUCAR...
CAI A TARDE, ACENDE A EMOÇÃO
DE NOITE, VAI TER ALEGRIA
EM CADA CORAÇÃO
ESTÁ CHEGANDO O POVO DO ARRAIÁ
É A ATENAS, CHÃO DE CONHECIMENTO, CELEIRO DE EDUCAÇÃO
ATENAS, CHÃO DE CONHECIMENTO, CELEIRO DE EDUCAÇÃO