quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ONDE ANDA VOCÊ... "POETINHA"?

 "SURGIU, AO SOM DO MAR, UM POETA
QUE BRINCAVA NA AREIA.
NA ILHA UM MENINO, SEMPRE A SONHAR
FEZ DA SUA VIDA UM POEMA
"COMO É BOM SE APAIXONAR!"
(...)
UM RISO DE CRIANÇA EM CADA OLHAR.
ENFIM, O QUE IMPORTA É AMAR.
A NOITE É SUA PASSARELA,
O SHOW NÃO PODE PARAR!

ONDE ANDA VOCÊ..."POETINHA"?
SAUDADE MANDOU TE BUSCAR..."

E é com essa saudade que a Educação Infantil homenageia Vinicius de Moraes em mais uma "Hora do Conto" em nossa Unidade Escolar, onde conhecemos um pouco mais desse grande poeta.
 Iniciamos com a leitura da biografia:
Marcos Vinícius da Cruz de Melo Moraes, nasceu em 19 de outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro e pertenceu a segunda geração do modernismo no Brasil.Viveu toda a sua infância no Rio e nesse período escreveu seus primeiros versos. Em 1924, entrou para o Colégio Santo Inácio, onde cantava no Coro da igreja e montava pecinhas de teatro. Em 1929, concluiu o ginasial, ingressou na Faculdade de Direito do Catete e se formou em 1933, ano que publicou seu primeiro livro de poesia "O caminho para a distância. Nos anos seguintes, publicou ainda muitos poemas e ficou conhecido como um dos poetas mais populares da literatura brasileira. Tornou-se cronista, produziu os sonetos mais conhecidos da literatura e ainda escreveu alguns poemas infantis em meados de 1970. São de sua autoria poemas infantis como O peru, O gato, A foca, A porta, O relógio, A pulga, A corujinha, As borboletas, O mosquito, O elefantinho, As abelhas, dentre outros, todos publicados no livro "A Arca de Noé".
As turmas EI-20,EI-22 professora Ida Viva, EI-23 professora Sueli Ferreira e EI-10 professora Bianca Maghelly deram um show: recitaram poesia, dramatizaram, cantaram e acima de tudo mostraram o encantamento e a beleza das poesias de Vinícius de Moraes.
ONDE ANDA VOCÊ... "POETINHA"?
Na história, nas lembranças, no coração de cada criança que se deixa inebriar por suas poesias e, neste momento, na Escola Municipal Atenas que faz uma justa homenagem a quem se dedicou a viver e ser feliz....
A turma EI-12, professora Bianca Maghelly fez uma representação gráfica do poema "A foca".
A turma EI-21, professora Sueli Ferreira produziu uma história adaptada a partir  da poesia "O pato", que foi magistralmente interpretada pelos alunos de todas as turmas de Educação Infantil, numa participação coletiva, transmitindo desta forma uma mensagem de união, amizade, companheirismo, que se reflete nas vivências diárias dos professores e alunos da Escola Municipal Atenas.Texto coletivo:
Era uma vez um pato muito levado. Que sempre aprontava das suas...
Quando menos se esperava, lá vinha ele: _O pato pateta!
Era pato aqui...pato acolá...
Lá vinha ele, para ver o que é que há para se fazer.
O pato pateta pintou o caneco predileto da vovó. Ela ficou bastante chateada: _Ah! Se eu pego esse pato! 
Como se isso não bastasse, foi ao galinheiro e surrou a coitada da galinha, bateu no marreco e saiu procurando mais travessuras para fazer!
A galinha ficou toda depenada e o marreco com problema na asa.
E lá se foi o pato novamente! Não satisfeito, resolveu pular do poleiro no pé do cavalo, que se assustou e lhe deu um belo coice.
O pato ficou com um galo enorme na testa e meio amuado, comeu um pedaço enorme de jenipapo, ficou engasgado com dor no papo, caiu no poço, quase morreu afogado.
Aprontou tanto que o cozinheiro não resistiu e pôs o pato na panela. Que delícia!
Não deixe de ler! Vá a sua Sala de Leitura e viaje sem pagar ingresso, pelo mundo da poesia de Vinícius de Moraes.
Aprendendo através das poesias de Vinícius...
Parabéns a toda equipe de Educação Infantil e principalmente aos artistas natos das turmas, pois sem eles o espetáculo não aconteceria. Até a próxima Hora do Conto!