terça-feira, 27 de maio de 2014

COPA DO MUNDO EM ATENAS

Não! A Copa do Mundo de Futebol não mudou de sede, continua sendo no Brasil, mas aqui na E.M. Atenas já começou nosso torneio e foi muito emocionante porém, antes de contar essa história, vamos para um breve histórico de todas as Copas do Mundo:
A Copa do Mundo de Futebol é um evento organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que mobiliza atenção da grande maioria dos países do mundo. Sua primeira edição ocorreu em 1930, sediada no Uruguai, país marcado na época por um grande time, que venceu esse primeiro torneio. Deve-se ressaltar que o evento foi criado em função do futebol masculino. Apenas em 1991 é que foi criada a Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Esse torneio é realizado a cada quatro anos, e deixou de ser organizado em apenas duas edições (1942 e 1946), em razão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Veja os países sedes e as seleções campeãs:
Ano
País-Sede
Seleção Vencedora
1930
Uruguai
Uruguai
1934
Itália
Itália
1938
França
Itália
1950
Brasil
Uruguai
1954
Suíça
Alemanha Ocidental
1958
Suécia
Brasil
1962
Chile
Brasil
1966
Inglaterra
Inglaterra
1970
México
Brasil
1974
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
1978
Argentina
Argentina
1982
Espanha
Itália
1986
México
Argentina
1990
Itália
Alemanha Ocidental
1994
Estados Unidos
Brasil
1998
França
França
2002
Coreia  Sul/Japão
Brasil
2006
Alemanha
Itália
2010
África do Sul
Espanha
Em 2014, o Brasil será o país sede e nós torceremos, em casa, pela seleção brasileira do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
Copa do Mundo FIFA de 2014
2014 FIFA World Cup Brasil
Brasil 2014
Mundial-2014-Brasil-1.svg
Juntos num só ritmo1
Dados
Participantes32
OrganizaçãoFIFA
Anfitrião Brasil
Período12 de junho – 13 de julho


◄◄ África do Sul África do Sul 2010Soccerball.svgRússia 2018 Rússia ►►
Refletindo esse momento do esporte, inserimos em nosso projeto de trabalho a Copa Atenas, que representou um momento de muitas aprendizagens e grande integração entre professores e alunos e, objetivou através do jogo de futebol, estabelecer relações equilibradas e construtivas, baseadas no respeito onde se reconhece e se respeita características pessoais, físicas, sexuais ou sociais, além de reconhecer o futebol como elemento da cultura corporal de movimento.
Vários estudos comprovam a importância dos jogos e do esporte na formação da criança e do adolescente e, nas aulas de Educação Física os valores e atitudes que permeam essas práticas  podem ser tratadas de forma crítica e pedagógica.


Na abertura da Copa Atenas, as "delegações" desfilaram representando os países participantes da Copa do Mundo, houve a introdução com um breve histórico sobre as Copas, o juramento dos atletas e a reflexão sobre o papel das boas atitudes como o respeito às diversidades, a amizade e a honestidade  na prática dos jogos realizados na escola. 

Cabe ressaltar que todos os alunos da escola participaram do campeonato, as turmas foram divididas vários times para que todos, sem exceção, pudessem jogar: da Educação infantil ao 5º ano as crianças celebraram a alegria, a integração e o respeito ao outro, não foi registrado nenhum cartão amarelo, tão pouco vermelho, prova de que atingimos nossos objetivos. Ah! Se no profissional fosse assim, não teríamos tantos casos de violência, desrespeito e discriminação.
Não podemos deixar de fora a participação das "técnicas", professoras que se desdobraram nos jogos como animadoras de torcida,psicólogas, preparadoras físicas, gandulas e sobretudo incentivadoras de pequenos atletas, sem elas a competição perderia o brilho e o entusiasmo.
Para os professores foi uma semana extremamente feliz, animada e produtiva onde  a satisfação,a empolgação e o prazer estavam estampados no rosto dos alunos e esta é a nossa maior recompensa, o brilho no olhar de cada criança. E que venham as Olimpíadas!

Agradecemos especialmente aos professores de Educação Física: Ana Paula, Nagib, Monalisa, por nos proporcionar esse momento lúdico.
Veja mais um pouco da Copa do Mundo em Atenas...































sábado, 10 de maio de 2014

FELIZ DIA DAS MÃES

" Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!
Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado."
É com essa emoção que os alunos da Escola Municipal Atenas homenagearam suas mães em um dia cheio de alegria, ansiedade, sorrisos e é claro muito amor. Todos os professores prepararam,com muito carinho, uma singela apresentação e presentearam as mães com um show de artistas mais que especiais: seus filhos. 
A todas as mães nossa admiração e carinho: as Julianas, Paulas, Monalisas,Marias, Suzanas, Cristianes, Márcias, Joanas, Alciones, Simones, Ednas, Solanges,Carlas, Silvanas, Patricias, Priscilas, Janaínas, Sirlânias, Suelis, Idas, Danieles, Déboras, Tatianes, Kátias, Natanis, e a tantas outras que fazem desse momento uma marca de carinho em tantos corações, nossos aplausos.
MÃE,
Que ao dar a benção da vida, entregou a sua...
Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma...
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor...
E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:
"Deus, proteja meus filhos, por toda a vida!"
Para você mãe, um mais que merecido:
FELIZ  DIA  DAS  MÃES!!!