quarta-feira, 29 de abril de 2015

I PRÊMIO FUNDACENTRO DE COMPOSIÇÃO ESCRITA

Iniciamos o ano do jubileu de nossa Unidade Escolar sendo congratulados por mais uma premiação.
E não é para menos, as turmas do 5º ano da professora Juliana Bezerra participaram de uma seleção onde todas as Escolas do Amanhã compuseram uma redação com o tema Segurança e Saúde no Trabalho e duas alunas foram selecionadas entre as dez melhores produções escritas: Esther Mariano Hygino e Stephanie da Silva Soares.
Sendo assim recebemos o seguinte convite:
_____________________________________________________________________

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro, tem a honra em convidar Vossa Excelência a participar da Cerimônia de entrega da placa de menção honrosa da Fundacentro aos alunos do ensino fundamental e premiação às escolas participantes da ação:

           "I Prêmio Fundacentro de Composição Escrita em Segurança e Saúde no trabalho" pelo melhor tema em segurança e saúde do trabalhador."

Estarão presentes na cerimônia, o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a Presidenta e o diretor Técnico da Fundacentro, Maria Amelia Gomes de Souza Reis e Robson Spinelli Gomes, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a Secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, Diretores e coordenadores das Escolas do Amanhã, professores e demais autoridades.
                                          Data: 9 de março de 2015
                                             Horário:  10 h 30 min
Local: Sede da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, à rua Afonso Cavalcanti, 455, 3º andar, sala 350. Cidade Nova - Rio de Janeiro.
                                          Maria Amelia Gomes de Souza Reis
                                              Presidenta da Fundacentro _____________________________________________________________________
No dia nove de março partimos para a cerimônia com toda nossa comitiva: as   alunas Ester Mariano Hygino, Stephanie da Silva Soares e suas respectivas mães, a professora Juliana Bezerra Oliveira, a diretora  Márcia  de Barros  Salgado,  a   diretora  adjunta  Cristiane Pinto  Norris  e  a  coordenadora pedagógica  Maria   Assumpção.    Foi uma celebração belíssima,  onde  o  Ministro  do  Trabalho  e Emprego, Manoel Dias deu  as boas vindas a todos, parabenizando todo  o corpo docente e discente presentes, além da Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny, da presidenta da Fundacentro Maria Amelia Gomes de Souza Reis e   demais autoridades presentes.
A placa de menção honrosa foi entregue diretamente as alunas pelas mãos do Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, terminando a cerimônia com um delicioso coquetel.
Parabéns as alunas Esther Mariano Hygino, Stephanie da Silva Soares e a professora Juliana Bezerra Oliveira que nos proporcionaram momentos tão ricos e prazerosos, elevando o nome da Escola Municipal Atenas e mostrando o valor de uma educação de qualidade. Até a próxima premiação!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

RÁDIO TEATRO


“Um teatro, uma literatura, uma expressão artística que não fale do seu próprio tempo, não tem relevância.”

Tivemos o prazer de assistir a Peça Teatral Rádio Quarteirão de Santa Cruz, a peça é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, que visa proporcionar aos participantes um pouco sobre a história do bairro de Santa Cruz, de uma forma interativa e artística, no formato de uma rádio, com o intuito de memorização e ampliação do conhecimento.
Foi  um momento extremamente enriquecedor onde fizemos uma viagem pelo tempo, na história do Brasil, perpassada pelos acontecimentos no Rio de Janeiro e, em especial Santa Cruz.
A professora Márcia Joana e os alunos agradeceram a experiência enriquecedora de vivenciar uma apresentação de rádio teatro, experiência esta partilhada com os responsáveis presentes. Agradecemos também a acolhida e o aprendizado e esperamos em breve participar de outros eventos da Biblioteca Popular Municipal de Campo Grande.
Biblioteca Popular Municipal de Campo Grande
Praça Thelmo Gonçalves  Maia, s/nº Campo Grande
Tel. 3394-5509

quinta-feira, 16 de abril de 2015

"SEBASTIANA E SEVERINA"


A turma 1.403, professora Patricia Correa, foi convidada para assistir  a uma peça teatral na Lona Cultural Elza Osborne em Campo Grande.
E foi com grande satisfação que participamos desse momento, uma aula de cultura e entretenimento  com entrada franca para toda a família.
A montagem da peça foi concebida a partir da adaptação do livro homônimo do premiado André Neves, que ganhou a menção honrosa do prêmio Jabuti.
O espetáculo infantil "Sebastiana e Severina" tem direção de Jackson Antunes e conta a história de duas amigas que, como todas as meninas de qualquer época, resolvem encontrar o seu príncipe encantado durante a festa de sua cidade.
Na trama, Sebastiana (Cristiana Britto) e Severina (Mariana Bassoul) se apaixonam pelo mesmo forasteiro, fazendo com que a amizade entre as duas se desfaça. Isso dura até que percebam o grande erro, daí em diante a amizade das duas se fortalece ainda mais. Apesar do sofrimento, as personagens são engraçadas e bem próximas de nossa realidade cotidiana, distanciando-se um pouco dos clássicos.
O diretor recorre ainda aos bonecos de luva, dando um brilho ao espetáculo e fazendo as crianças e também os adultos entrarem neste mundo de imaginação, capaz de nos transportar e acreditar nos personagens, viajando na magia do teatro.


 Mais informações: Lona Cultural Elza Osborne Estrada Rio do A, 220
                                Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ
                                Tel. 3406-8434

segunda-feira, 6 de abril de 2015

SIMPLESMENTE PÁSCOA

Simplesmente Páscoa, com essa celebração iniciamos nossa história este ano. Um pouco tardia, é verdade, mas começamos e vai valer muito a pena.
Este ano comemoraremos o jubileu de nossa Unidade Escolar, 50 anos de história. Aguardem!
Por hora vamos falar de Páscoa, que não se resume em apenas um dia, é um período de  transformação, vida nova, amor.

Iniciamos nossa Celebração Pascal com as palavras da diretora Márcia de Barros, passando para apresentação do coral da Educação Infantil, procissão dos símbolos da Páscoa e seus significados com as turmas de 1º ano e finalizamos  esta etapa com o coral do 5º ano.
 Posteriormente no segundo momento houve a partilha do pão e homenagem a todos os professores e funcionários com desejo de FELIZ PÁSCOA!

PROCISSÃO DOS SÍMBOLOS 
O OVO- Simboliza o nascimento, o surgimento da vida e a origem do mundo. O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida é  a Ressurreição.
O COELHO- Simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.Apesar de não botar ovos, o coelho assume o papel de produtor e entregador de ovos de Páscoa nas lendas populares.

O CORDEIRO- Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida."

A CRUZ- Representa o sofrimento de Cristo e sua ressurreição. 

O GIRASSOL-Representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como o girassol segue o sol, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

A VELA- Simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
O PÃO E O VINHO- Quando se reuniu com seus amigos Jesus comeu o pão e bebeu o vinho e disse que era assim que Ele queria que nós comemorássemos também, nos lembrando Dele e de seu sacrifício que faria por nós.

O SINO- O sino anuncia a celebração da Páscoa, simboliza a alegria da ressurreição. 
FELIZ PÁSCOA A TODOS!!! Findamos com o coral do 5º ano com a música "Em Troca da Paz".