quarta-feira, 16 de setembro de 2015

SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO

"Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias." (Soares 2004)
E, neste contexto, tivemos a Semana de Alfabetização, um momento para valorizar e aprimorar as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento destinadas a incentivar e consolidar o caminhar dos alunos nesse processo.
Em nossa Unidade Escolar as turmas de 1º ao 3º ano, além de ouvirem histórias contadas por alunos leitores destes segmentos, produziram textos durante toda a semana e na culminância que ocorreu na sexta-feira (11/09) os trabalhos foram expostos na Mostra de Alfabetização para toda a comunidade escolar. Além disso, para abrilhantar mais esse dia tivemos a Hora do Conto com a história "O casamento de Dona Baratinha",de Eunice Braido onde todos os alunos puderam participar e se comover com o triste fim de Dom Ratão.
É na escola, espaço privilegiado e constituído para  que a criança aprenda a ler e escrever que essas práticas se fortalecem e se desenvolvem de forma a construir um sujeito pensante inserindo assim a criança no mundo letrado.
"...a relação de eficácia da construção da alfabetização está em criar no aluno alfabetizado uma visão de leitura do mundo em práticas sociais..." 



terça-feira, 8 de setembro de 2015

CAMINHOS DO RIO

Caminhos do Rio é um projeto cultural realizado através dos incentivos fiscais do PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura, que tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Patrimônio Histórico da cidade do Rio de Janeiro no ensino fundamental. Quer principalmente trazer a história, a arquitetura e a arte do Rio para as salas de aula, incentivando os estudantes a apreciar e analisar as construções e obras de arte antigas da cidade, através da participação fundamental do professor. O projeto almeja multiplicar o saber sobre a cidade por meio de um passeio cultural, realizado com o auxílio de um caderno de atividades especialmente elaborado para os estudantes, que é entregue gratuitamente aos alunos no dia do passeio cultural.

OBJETIVOS  DO  PROJETO:
- Trazer a história, a arquitetura e a arte do Rio para as salas de aula;
- Incentivar o olhar do estudante a apreciar e analisar as construções e obras de arte antigas da cidade;
- Colaborar com a formação dos professores do ensino fundamental;
- Promover o conhecimento do patrimônio histórico da cidade.

SABER OLHAR, PERCEBER...

O objetivo principal é promover o desenvolvimento do olhar, a leitura do mundo que nos cerca, do que é real e tangível.
 Em um tempo onde as sociedades ingressam nos meios virtuais de representação da realidade, torna-se cada vez mais indispensável levar os estudantes a descobrir e valorizar o mundo real que lhes foi deixado pelas gerações anteriores. não existe fórmula melhor.
 Antes da leitura das imagens nas telinhas dos computadores, os estudantes aprendem a fazer a leitura dos espaços da cidade, de sua arquitetura e natureza, ou mesmo de belas pinturas talhas ou esculturas pertencentes a acervos culturais.
Importa para o projeto CAMINHOS DO RIO  colaborar com a construção de uma nova sociedade, que tem na preservação da vida, da arte e da cultura seu maior valor.
É nesse panorama cultural que a professora Juliana Bezerra enriqueceu e aguçou o olhar dos seus alunos, turmas 1.501 e 1.502, numa bela manhã de agosto, onde descobrimos raras belezas do Rio através de uma aula  passeio pelo centro histórico.

LOCAIS  PERCORRIDOS NO  PASSEIO  

-Arco do Teles
-Chafariz do Mestre Valentim
-Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo
-Igreja da Santa Cruz
-Igreja de Nossa Senhora:
  da Lapa dos Mercadores;
  de Bonsucesso
  de Monserrate
  do Carmo
-Ladeira da Misericórdia
-Paço Imperial

CONHECER  PARA  AMAR  -  AMAR   PARA  PRESERVAR!

Agradecemos a professora Renata de Faria Pereira pelo incentivo, acolhimento e pela parceria. Até breve!
Quer saber mais?  Acesse www.caminhosdorio.com