A E. M. Atenas que está localizada no bairro de Inhoaíba e faz parte do grupo de unidades escolares da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, apresenta, hoje, o Projeto Monitores de Alfabetização, mais uma experiência bem sucedida desta Unidade Escolar, que em 2011 foi premiada pela Secretaria Municipal de Educação por ter alcançado a melhor nota da 9ª CRE e 5º melhor da Rede.
Professora Solange e a turma 1105
O projeto da professora Solange de Souza Santos Alves, com a Turma 1105, foi enviado pela professora Cristiane Norris, uma parceira do Rioeduca na divulgação desta escola.
O projeto surgiu da necessidade de estimular os alunos que já compreenderam o processo de leitura a auxiliar os colegas que ainda estão iniciando, incentivando a leitura e melhorando o aprendizado. De acordo com Vygotsky (1998), as necessidades e os incentivos para colocar a criança em ação não devem ser ignorados para que possamos entender os estágios de seu processo de desenvolvimento, porque todo avanço está conectado com uma transformação acentuada nas motivações, tendências e incentivos.
Segundo Vygotsky (1991), o domínio dos instrumentos de mediação, inclusive sua transformação por uma atividade mental, é a atividade do sujeito, que não é apenas ativo, mas interativo, pois ele forma e constitui conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais. Acredita que na troca com outros sujeitos, internalizam-se conhecimentos, papéis e funções sociais, o que possibilita a formação de conhecimentos e da própria consciência. Será utilizado o atendimento individualizado pelo professor, trabalho diversificado de acordo com o nível do aluno e o projeto aluno-monitor.
Objetivos:
• Perceber as relações sociais nos diferentes contextos.
• Estimular o reconhecimento da função social da escrita.
• Valorizar a leitura como forma de conhecimento e fruição.
• Perceber que os colegas influenciam o seu modo de vier através de seus exemplos.
Desenvolvimento:
O projeto foi posto em prática após o resultado das avaliações do 1º bimestre. Alguns alunos apresentaram dificuldades na apropriação de conhecimentos e houve a necessidade de recuperação paralela. A professora estimulou a turma a ajudar os amigos que ainda estavam no processo inicial de leitura.
Após ter compreendido o processo de leitura, o aluno é denominado monitor. Ganha um avental identificador e um livro de histórias, sendo fotografado para o mural. Este aluno-monitor escolhe um amigo para apoiar. Quando seu monitorando consegue ler, também vira monitor e apoia outro aluno.
Na reunião de pais, conversamos sobre o projeto e a mãe do aluno Gabriel da Silva Coelho confeccionou doze bolsinhas de TNT, que foram divididas por fases:
- Fase 1 - (cor laranja) cartelas com as vogais para dar os “abraços mágicos” e formar encontros de vogais.
- Fase 2 - (cor vinho) cartelas com sílabas já apresentadas para a formação de palavras novas.
- Fase 3 - (cor azul) cartelas com palavras escritas em letra cursiva.
- Fase 4 - (cor azul) livros de história com pouco diálogo, para levarem para casa e depois lerem para os colegas.
Atividades realizadas:
• Monitoria:
O aluno senta-se ao lado do seu orientando e observa suas dificuldades, estimulando-o a concluir suas tarefas e auxiliando-o na leitura das atividades.
O aluno podem usar as bolsinhas ou alfabetário como material de apoio para ajudar seu colega, após concluir suas tarefas.
Avaliação:
A avaliação acontece durante a aula, levando em conta o comportamento do orientando diante de seu monitor. As duplas que estão progredindo continuam e as que não evoluem, poderão ser substituidas.
Muito nos encanta ver os pequenos com este entusiasmo pela leitura e também, contagiando seus colegas para o mesmo fim. A escola está de parabéns por mais uma vez estar presente neste espaço compartilhando suas experiências de sucesso.
Nosso blog está SHOW!!!!!!!Amei!
ResponderExcluirParabéns a profª Solange e aos alunos!
ResponderExcluirFicou muito boa esta postagem. Mais uma vez quero parabenizar a professora Solange e a toda equipe desta escola maravilhosa.
ResponderExcluirMárcia