E que manhã! Uma bela manhã recheada de emoções e descobertas. Veja só um pouquinho do que aprendemos nesta aula passeio:
Com a chegada de D. João, Príncipe Regente, houve a necessidade de ampliação do sistema de segurança e, em 13 de maio de 1.809, por decreto do príncipe foi estabelecida a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, cujo objetivo era promover a segurança e a tranquilidade da população, coibindo a desordem, recebendo a atual denominação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1975.
O valor histórico é incalculável junto ao público interno e externo, pois retrata a importância da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através de sua inserção na história do Brasil após a invasão francesa a Portugal e, consequentemente vinda de D. João para o Brasil, mais precisamente Rio de Janeiro, Cidade Capital, que contava com um regimento de Segurança Pública denominado "Quadrilheiros".
Atualmente o Museu da PMERJ encontra-se instalado numa antiga residência dos Comandantes do Batalhão de Choque, tendo um acervo histórico cultural com cerca de 3.000 objetos e documentos que retratam e perpetuam os atos de bravura, conquistados com espírito de lealdade, sacrifício e disciplina dos Policiais Militares.
O Museu tem o objetivo de valorizar a história da PMERJ como patrimônio cultural de toda sociedade, promovendo a inclusão social, tornando-se um instrumento de aproximação da corporação com a sociedade, desta forma reaviva no Policial Militar sua tradição e preserva a memória histórica da Instituição em quase 200 anos de existência.
Mais informações:
MUSEU PMERJ
Rua Marquês de Pombal, 128 Cidade Nova
Tel. 3399-2199/2242-4059
E-mail: museu_pmerj@policiamilitar.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário