sexta-feira, 14 de junho de 2013

COMO NASCERAM AS ESTRELAS

E aí você pode me indagar: COMO NASCERAM AS ESTRELAS? E a partir de suas indagações viajaremos num mundo de pura magia através de belas histórias e tentaremos assim responder as suas inquietações...
Todo mundo gosta de ouvir e contar histórias.  É narrando, ouvindo, interagindo, contando e recontando que despertamos o hábito da leitura, o prazer de ler e aguçamos a imaginação. E é com esse intuito que promovemos bimestralmente em nossa Unidade Escolar a HORA DO CONTO, desta vez tivemos a brilhante participação de professores e alunos do 4º ano, como atores e promotores deste grande espetáculo de leitura e prazer.


Apresentamos um pouco da história da autora Clarice Lispector iniciando com sua biografia: Clarice nasceu em 1.920, em uma pequena cidade da Ucrânia. Veio para o Brasil quando ainda era um bebê, com seus pais e suas irmãs. Viveu muitos anos no Recife. Desde pequena gostava de escrever e inventar histórias. Quando começou a trabalhar como jornalista, publicou seus primeiros contos. Então nunca mais parou de escrever. Fazia livros para crianças e adultos. Casou-se no Rio de Janeiro e teve dois filhos, viveu alguns anos em outros países. Ao todo Clarice Lispector escreveu vinte e seis livros. Eles fizeram tanto sucesso, que muitos foram até traduzidos em outras línguas.

A partir da biografia seguimos para trechos de citações da autora, narrados pelos alunos das turmas: 1.401, professora Janaína, 1.402, professora Michele; 1.403, professora Juliana e 1.404, professora Cristiane.
"Só o que está morto não muda! Repito por pura alegria de viver: A salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!"
"...Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo."

"Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir."
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê."
"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
"Não tenho tempo  para mais nada, ser feliz me consome muito."
Posteriormente, os talentos natos de nossa escola surgiram na apresentação das peças: A perigosa Yara, O pássaro da sorte e Como nasceram as estrelas, histórias retiradas do livro Como nasceram as estrelas, da referida autora.
  
A plateia assistiu a tudo com muito entusiasmo, aguardando a próxima hora do conto. E respondendo a sua indagação inicial Como nasceram as estrelas? Te respondo com toda certeza: Nasceram a partir deste espetáculo e se encontram todas reluzindo na  E.M. Atenas. Parabéns a todos que participaram desse evento!
Outros títulos da autora:
- O mistério do coelho pensante
- A vida íntima de Laura
- A mulher que matou os peixes
- Quase de verdade    


E  VEM AÍ O POETINHA VINÍCIUS DE MORAES!  AGUARDEM!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi emocionante vê o interesse dos alunos em conhecer a obra dessa maravilhosa autora. Assim como foi um prazer interagir com as colegas do quarto ano. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir