terça-feira, 8 de setembro de 2015

CAMINHOS DO RIO

Caminhos do Rio é um projeto cultural realizado através dos incentivos fiscais do PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura, que tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Patrimônio Histórico da cidade do Rio de Janeiro no ensino fundamental. Quer principalmente trazer a história, a arquitetura e a arte do Rio para as salas de aula, incentivando os estudantes a apreciar e analisar as construções e obras de arte antigas da cidade, através da participação fundamental do professor. O projeto almeja multiplicar o saber sobre a cidade por meio de um passeio cultural, realizado com o auxílio de um caderno de atividades especialmente elaborado para os estudantes, que é entregue gratuitamente aos alunos no dia do passeio cultural.

OBJETIVOS  DO  PROJETO:
- Trazer a história, a arquitetura e a arte do Rio para as salas de aula;
- Incentivar o olhar do estudante a apreciar e analisar as construções e obras de arte antigas da cidade;
- Colaborar com a formação dos professores do ensino fundamental;
- Promover o conhecimento do patrimônio histórico da cidade.

SABER OLHAR, PERCEBER...

O objetivo principal é promover o desenvolvimento do olhar, a leitura do mundo que nos cerca, do que é real e tangível.
 Em um tempo onde as sociedades ingressam nos meios virtuais de representação da realidade, torna-se cada vez mais indispensável levar os estudantes a descobrir e valorizar o mundo real que lhes foi deixado pelas gerações anteriores. não existe fórmula melhor.
 Antes da leitura das imagens nas telinhas dos computadores, os estudantes aprendem a fazer a leitura dos espaços da cidade, de sua arquitetura e natureza, ou mesmo de belas pinturas talhas ou esculturas pertencentes a acervos culturais.
Importa para o projeto CAMINHOS DO RIO  colaborar com a construção de uma nova sociedade, que tem na preservação da vida, da arte e da cultura seu maior valor.
É nesse panorama cultural que a professora Juliana Bezerra enriqueceu e aguçou o olhar dos seus alunos, turmas 1.501 e 1.502, numa bela manhã de agosto, onde descobrimos raras belezas do Rio através de uma aula  passeio pelo centro histórico.

LOCAIS  PERCORRIDOS NO  PASSEIO  

-Arco do Teles
-Chafariz do Mestre Valentim
-Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo
-Igreja da Santa Cruz
-Igreja de Nossa Senhora:
  da Lapa dos Mercadores;
  de Bonsucesso
  de Monserrate
  do Carmo
-Ladeira da Misericórdia
-Paço Imperial

CONHECER  PARA  AMAR  -  AMAR   PARA  PRESERVAR!

Agradecemos a professora Renata de Faria Pereira pelo incentivo, acolhimento e pela parceria. Até breve!
Quer saber mais?  Acesse www.caminhosdorio.com
 
  

3 comentários:

  1. Um brilhante trabalho realizado pela equipe!!!

    ResponderExcluir
  2. A aula passeio foi maravilhosa. Parabéns aos alunos que brilhantemente participaram desse banho de cultura e a professora Juliana por aceitar mais um desafio!

    ResponderExcluir
  3. Foi um desafio prazeroso! Apresentar aos nossos alunos um pouco da história da nossa cidade, através desse projeto foi uma experiência riquíssima para todos.

    ResponderExcluir