quarta-feira, 16 de setembro de 2015

SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO

"Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias." (Soares 2004)
E, neste contexto, tivemos a Semana de Alfabetização, um momento para valorizar e aprimorar as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento destinadas a incentivar e consolidar o caminhar dos alunos nesse processo.
Em nossa Unidade Escolar as turmas de 1º ao 3º ano, além de ouvirem histórias contadas por alunos leitores destes segmentos, produziram textos durante toda a semana e na culminância que ocorreu na sexta-feira (11/09) os trabalhos foram expostos na Mostra de Alfabetização para toda a comunidade escolar. Além disso, para abrilhantar mais esse dia tivemos a Hora do Conto com a história "O casamento de Dona Baratinha",de Eunice Braido onde todos os alunos puderam participar e se comover com o triste fim de Dom Ratão.
É na escola, espaço privilegiado e constituído para  que a criança aprenda a ler e escrever que essas práticas se fortalecem e se desenvolvem de forma a construir um sujeito pensante inserindo assim a criança no mundo letrado.
"...a relação de eficácia da construção da alfabetização está em criar no aluno alfabetizado uma visão de leitura do mundo em práticas sociais..." 



2 comentários:

  1. Linda apresentação, parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. Alfabetizar é um ato de amor! Parabéns a todas as professoras alfabetizadoras pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir