terça-feira, 6 de outubro de 2015

DE OLHO NA ÁGUA


Levando em consideração o dia mundial da água,  que foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março e tendo como objetivo ajudar a conscientizar a população mundial sobre a importância da água e a sua relação com o ser humano, bem como os problemas atuais relacionados a escassez desse bem,  as turmas 1.201 e 1.203, respectivamente professoras Patricia Lorene e Patricia Souza  apresentaram o projeto "De olho na água" baseado no livro  da autora Regina Lúcia Pires Nemer.
                
As turmas, após uma conversa dirigida mediada pelas professoras, fizeram um levantamento, discutiram e refletiram acerca de alguns questionamentos:
- O que está acontecendo com a água do nosso planeta, e em especial do nosso Rio de Janeiro?
- Por que está acabando?
- O que podemos fazer para preservar essa água?
- Como podemos economizar água em nossa casa e na nossa escola?
Após os questionamentos registramos nossas idéias e partimos para a leitura do livro "De olho na água" onde fizemos uma interpretação oral e coletiva dos elementos que compõem a capa (título, autor, ilustrador, editora, imagem).
Em grupo, foi realizada uma atividade de produção do gênero textual lista ,onde cada grupo registrou estratégias a serem realizadas para evitar que a água acabe e, construímos coletivamente um cartaz sobre o projeto onde os alunos imprimiam a marca dos dedos polegares formando uma grande gota, pois "toda gota conta".
Dando continuidade ao projeto lemos e interpretamos o texto "O passeio da gotinha" de Isabel Cristina Silveira Soares conhecendo o ciclo da água na natureza.
Para apresentar o projeto à todas as turmas fizemos uma exposição dos trabalhos realizados.Foi um sucesso!
Desta forma, de maneira lúdica e diversificada atingimos nosso objetivo: conscientizar os alunos sobre questões inerentes a água, visando a independência e autonomia de ações e valores destinados a sua preservação.
Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença! Conscientizar é preservar!


Um comentário:

  1. Parabéns as professoras que fizeram um trabalho maravilhoso como esse!

    ResponderExcluir