segunda-feira, 19 de outubro de 2015

NAS ASAS DO CONHECIMENTO

O Museu Aeroespacial - Musal é o maior e mais importante museu de aviação do BrasiL . Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) desde 1986.
Seu acervo é constituído por diversas aeronaves, motores, armas e objetos vinculados a história da Aeronáutica e da aviação brasileira, além de ampla documentação histórica. Em exposição permanente, encontram-se 80 aeronaves, inclusive uma réplica exata do 14 Bis, o primeiro avião construído por Santos Dumont. Possui ainda 12 salas expositivas temáticas e um hangar de restauração.
Criado originalmente para preservar a memória da Força Aérea Brasileira, o museu possui em seu acervo as principais aeronaves já operadas pela força, bem como pela aviação naval e do exército que a precederam. Preserva atualmente não só a aviação militar, mas o próprio desenvolvimento da aviação e da indústria aeronáutica brasileira. Possui um acervo bibliográfico com cerca de cinco mil obras, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos, fotografias, negativos, filmes, etc. Uma das maiores atrações é o coração preservado de Santos Dumont.
Em 2012 o acervo recebeu mais cinco aeronaves: um AT 26 Xavante 4462, primeiro da FAB, construído em 1971, um AT-26A Impala, um U7 Seneca, um rebocador G-19 Ipanema, um Boeing 737-200 FAB VC 96, que transportou oito presidentes da República, e uma cabine do simulador de voo do F-5E Tiger II. 
Os alunos da turma 1.403, professora Patrícia Corrêa, tiveram uma aula passeio em setembro, onde puderam ver de perto estas relíquias , que carregam uma parte rica da história da aviação nacional. Viajar pela história, ou melhor, voar pela história foi um prazer.
 Agradecemos as professoras Patrícia Corrêa, Carla Brum, a agente educadora Priscila Narciso e a diretora adjunta Cristiane Norris por participarem desse momento enriquecedor na trajetória acadêmica dos alunos da turma 1.403.

2 comentários: