sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MEIO AMBIENTE - RESPEITO E PRESERVAÇÃO

O Parque Natural Municipal de Marapendi é uma área de preservação ambiental e lazer que se estende pela faixa litorânea da Barra da Tijuca e se constitui nas áreas marginais a lagoa de Marapendi.

O local também é sede do Centro de Referência em Educação Ambiental, criado para estudar e cuidar da paisagem e do ecossistema da lagoa de Marapendi, onde são desenvolvidas atividades ligadas a prática do ecoturismo, também compreende uma biblioteca com livros, mapas, vídeos e CDs a respeito do meio ambiente.
Com o propósito de proteger a biodiversidade, regimentar o processo de ocupação e salvaguardar o uso de recursos naturais, foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1991.

No parque, pode-se ver de perto a lagoa de Marapendi, emoldurada por vegetação de restinga, razão pela qual se verifica a presença constante de aves, caranguejos, lagartos, micos e até de espécies ameaçadas como o jacaré-de-papo-amarelo.

Espalhados por quase 10 mil quilômetros quadrados de vegetação e trilhas, playgrounds e locais para piqueniques são boas opções de lazer.

Neste cenário, onde a natureza se faz presente os alunos da turma 1.503, em companhia das professoras regentes Priscila Mourácio e Suzana Soares tiveram uma manhã de interação com os animais da fauna carioca, através de uma visita orientada, contando com palestra sobre o ecossistema local, a sala de ciências, onde se observou os animais em estado de conservação, fizemos uma trilha pelo parque e um delicioso piquenique sob os olhares atentos de lindos micos, pássaros, borboletas, formigas,...

É muito fácil agendar sua visita, basta entrar em contato através:
tel.: 3418-0690, 98909-2045
e-mail: ceamarapendi@gmail.com
Ou  pessoalmente à Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, s/nº - Recreio dos Bandeirantes - RJ


3 comentários:

  1. Linda aula passeio! Tenho certeza que o respeito e o amor pela fauna e flora de nossa região não serão esquecidos. Parabéns a professores e alunos que partilharam essa experiência.

    ResponderExcluir