Aproveitando o clima festivo do aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, comemorado em 1º de março, a professora Juliana Bezerra explorou o tema com as turmas 1.501 e 1.502 através do Projeto "Rio em cores e sons", vislumbrando a cidade em suas várias facetas e olhares singulares.
Desta forma foi apresentado, discutido e retratado o trabalho da designer e ilustradora Mônica Fuchshuber e, paralelamente ouviu-se músicas que refletem a beleza e as peculiaridades do Rio, cidade maravilhosa, tomando corpo e vida o projeto "Rio em cores e sons".
O projeto foi apresentado para a comunidade escolar através de um dia especial com apresentação do coral do 5º ano cantando a música "Aquele abraço" de Gilberto Gil, exposição dos trabalhos e explanação da vida e obra da designer carioca.
As turmas conheceram a história da cidade do Rio de Janeiro, diferenciaram bairros cariocas, municípios vizinhos, reconheceram as paisagens naturais da cidade como Patrimônio da Humanidade, aguçando o senso crítico e o olhar questionador dos alunos, a fim de identificar o que está a contento e o que precisa ser melhorado na cidade.
Através dos trabalhos de Mônica Fuchshuber, conheceram diferentes expressões artísticas, leram e interpretaram textos verbais e não verbais, apreciaram diferentes gêneros musicais , localizando nos desenhos as paisagens citadas nas músicas e, assim a coletividade, a sensibilidade e a criatividade foram incentivadas e aguçadas.
Desta forma foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar rico e prazeroso com base nas referências:
www.monicafuchs.com.br
BEBETO, Praia e sol, 2000
FILHO, André, Cidade Maravilhosa, 1935
JOBIM, Tom, Samba do avião, 1962
GIL, Gilberto, Aquele abraço, 1969
Caderno de apoio de Língua Portuguesa, SME
SANDRONI, Luciana, Geografias cariocas - Um passeio musical pelo Rio, Publicações Pereira Passos, RJ, 2011
Agradecemos especialmente a designer e ilustradora carioca Mônica Fuchshuber por contribuir para a
execução e o sucesso desse projeto, disponibilizando as imagens para que os alunos pudessem retratá-las.