Pacto Carioca Pela Alfabetização é o desdobramento de uma meta firmada com o Ministério da Educação.
O programa estipula como meta alfabetizar os estudantes aos seis anos de idade. O documento é um compromisso da Secretaria de Educação do Munícipio do Rio de Janeiro que afirma que toda criança no final do primeiro ano deve ser capaz de ler textos adequados a sua idade.
Além disso,o pacto tem mais dois eixos. Um deles afirma que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e iniciando a alfabetização. E o outro determina que toda criança ao final do 3º ano já deve estar com a alfabetização consolidada.
Professores de Educação Infantil e Casa de Alfabetização reafirmam o trabalho já realizado por esses profissionais assinando o Pacto Carioca.
A Secretaria Municipal de Educação, Claudia Costin relata:
"-Toda essa discussão sobre alfabetização começou quando fizemos um diagnóstico da rede e constatamos, no início da nossa gestão, que tínhamos 28 mil analfabetos funcionais no 4º, 5º e 6º anos.Isso era um sintoma de que a alfabetização não estava indo como deveria."
Professores de 4° e 5º anos também fazem parte desse processo e se inserem neste momento confirmando o trabalho já realizado pela U.E., assinando o Pacto Moral pela Alfabetização, idealizado pela Coordenação Pedagógica com iniciativa da professora Márcia Joana Marcolino Ribeiro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirReafirmando nosso compromisso.
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobre este pacto
ResponderExcluir