segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÃO

   Pacto Carioca Pela Alfabetização é o desdobramento de uma meta firmada com o Ministério da Educação.
  O programa estipula como meta alfabetizar os estudantes aos seis anos de idade. O documento é um compromisso da Secretaria de Educação do Munícipio do Rio de Janeiro que afirma que toda criança no final do primeiro ano deve ser capaz de ler textos adequados a sua idade.
  Além disso,o pacto tem mais dois eixos. Um deles afirma que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e iniciando a alfabetização. E o outro determina que toda criança ao final do 3º ano já deve estar com a alfabetização consolidada.

Professores de Educação Infantil e Casa de Alfabetização reafirmam o trabalho já realizado por esses profissionais assinando o Pacto Carioca.

A Secretaria Municipal de Educação, Claudia Costin relata:
"-Toda essa discussão sobre alfabetização começou quando fizemos um diagnóstico da rede e constatamos, no início da nossa gestão, que tínhamos 28 mil analfabetos funcionais no 4º, 5º e 6º anos.Isso era um  sintoma de que a alfabetização não estava indo como deveria."

Professores de 4° e 5º anos também fazem parte desse processo e se inserem neste momento confirmando o trabalho já realizado pela U.E., assinando o Pacto Moral pela Alfabetização, idealizado pela Coordenação Pedagógica com iniciativa da professora Márcia Joana Marcolino Ribeiro.


 



3 comentários: