quarta-feira, 31 de outubro de 2012

É HORA DA HISTÓRIA!

Enfim outubro chegou e com ele recebemos a visita do nosso amigo Pedro Malasartes e suas divertidas histórias.



Mas quem é Pedro Malasartes?
Pedro Malasartes, um caipira franzino bem brasileiro, "quietão", de fala mansa, mas muito sabido e arteiro.Possui a fama de ludibriar os poderosos, não em busca de recompensas grandiosas, mas por prazer e diversão.


Em sua apresentação em nossa Unidade Escolar contou três histórias: Campo Santo, A árvore que caiu e o Bicho Pé de Garrafa. Os profissionais de educação se envolveram plenamente neste momento de ludicidade e de aventura pelo mundo da imaginação.
Suas histórias se tornaram tão famosas e cativantes que diversos outros segmentos culturais também a quiseram reproduzir. Com o título Pedro Malasarte e a Arara Gigante, foi lançado o espetáculo infantil escrito por Jorge Furtado. No cinema, Pedro foi interpretado por ninguém menos que Amancio Mazzaropi no filme As Aventuras de Pedro Malasartes .E até música o malandro virou, gravada pela dupla Zé Tapera e Teodoro no disco Surpresa da Vida.
Pedro Malasarte se tornou um grande representante da cultura popular brasileira e suas histórias conseguem ter um teor de crítica social muito suave, o que as tornam interessantes e divertidas, prendendo a atenção da plateia e levando as crianças a viajarem...


E a história não se findou na apresentação, os alunos do 3º ano encantados com Pedro Malasartes registraram suas impressões através de uma produção textual.

Os professores disponibilizaram gibis do Chico Bento, um personagem que possui todas as características do caipira brasileiro e se assemelha em humor e esperteza a Pedro Malasartes, para roda de leitura com suas turmas.

Sugestão de leitura: Malasartes Histórias de um Camarada Chamado Pedro, com 12 divertidas histórias, misturando verso e prosa, do autor Augusto Pessôa, editora Rocco.

                                                 Vejam como foi esta apresentação....
                                                                           
                                                                              
                                                                               
                                                                                
                                                                                  
                                                                       


Um comentário:

  1. A magia da leitura contagiou a todos. Trabalho lindo feito com excelência. Parabéns!

    ResponderExcluir