quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PROJETO OLIMPÍADAS

                  Setembro, mês da primavera, mas também tempo de vivenciar valores importantes para nossa vida, que se enraizam no caráter e na personalidade, sendo alicerce para construção de um cidadão consciente, participativo e  transformador. Assim a Escola Municipal Atenas através dos seus professores de Educação Física Ana Paula dos Santos, Alessandra Pontes, Nagib José Trabulsi e Samuel Lemos desenvolveram o Projeto Olimpíadas Atenas 2012, tendo como público alvo todos os alunos da escola deu-se início ao projeto,com o objetivo de:
  • Promover através do esporte e do jogo, a reflexão e a vivência de valores como a cooperação, a lealdade, a honestidade, a justiça e o bem comum, importantes para formação integral do educando.

Abertura com o Hino Nacional

JUSTIFICATIVA: Vários  estudos comprovam a importância dos jogos e do esporte na formação da criança e do adolescente.  Os valores e atitudes que devem permear as práticas destas atividades podem ser tratadas pedagogicamente nas aulas de Educação Física. Como por exemplo, temos a vivência do respeito ao outro, da solidariedade, da cooperação, da autonomia e da superação de limites.
União, cooperação, respeito às regras, solidariedade.

METODOLOGIA: Os alunos participarão individualmente e/ou coletivamente de jogos e atividades esportivas condizentes com a faixa etária, de modo que participem de todas as modalidades representando suas turmas. Serão distribuídas fichas de inscrição para que os professores de Educação Física possam organizar melhor as equipes.

Apresentação das "delegações" participantes

As modalidades esportivas serão distribuídas da seguinte forma:

          EDUCAÇÃO INFANTIL - CIRCUITO DE BRINCADEIRAS


          1º ANO - CORRIDA E FUTEBOL



          2º e 3º ANO - FUTEBOL E QUEIMADO


          4º, 5º ANO e C.E. - FUTEBOL, PIQUE BANDEIRA E VOLEIBOLÃO
DESENVOLVIMENTO: A Olimpíada representou um momento de muitas aprendizagens e grande integração entre professores e alunos. Na abertura, as "delegações" (turmas)  desfilaram e cantaram o Hino Nacional. Após houve o juramento do atleta e a conscientização sobre o papel das boas atitudes na participação das atividades esportivas e jogos. 

Nos dias de atividades, professores e alunos celebraram e se integraram a partir de variadas experiências, jogando ou torcendo, cantando músicas ou incentivando os colegas, todos em parceria com o intuito de extrair do esporte educacional, valores e atitudes importantes para a cidadania.
No encerramento, todos os alunos foram premiados e incentivados a praticar atividades esportivas no seu cotidiano. Houve o desfile de  das delegações, bem como palavras finais da professora de Educação Física Ana Paula da Silva Santos.
AVALIAÇÃO: A avaliação se deu a partir das observações, os alunos participaram de forma leal e cooperativa nas atividades propostas adotando atitudes de respeito e solidariedade com os colegas. Para nós educadores, foi uma semana de grande importância, não só por conta da prática do esporte e de todos os valores a ele inerentes, mas pela participação efetiva e ativa de todos os alunos da escola.









                              
                 

5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, pela parceria, por estar sempre compartilhando conosco suas atividades. Vocês são SHOW!!!
    Grande abraço, Márcia

    ResponderExcluir
  2. Foi sem dúvida uma experiência maravilhosa para todos os participantes.

    ResponderExcluir
  3. Ensinar dá muito prazer quando está aliado a este processo o comprometimento de toda a equipe. Foi fantástico nossas olimpíadas...

    ResponderExcluir
  4. Essa escola é muito boa
    Eu não queria sair de lá

    ResponderExcluir