quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PRÊMIO SESI EDUCAÇÃO 2012




A Escola Muinicipal Atenas mais uma vez figura entre as melhores da rede municipal do Rio de Janeiro, recebendo o PRÊMIO SESI EDUCAÇÃO 2012.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 21 de novembro no Centro de Convenções SulAmérica na Cidade Nova com a presença do presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira dentre outras autoridades. Nossa escola foi representada por  suas maiores autoridades, diretora Márcia de Barros Salgado e diretora adjunta Cristiane Pinto Norris.  Aproveitamos para parabenizar também as escolas da 9ª CRE  E.M. Fernando Costa, E.M. Iva Gomes, E.M Augusto Vasconcelos e E.M. Raymundo Correa.

O Prêmio SESI Educação é uma iniciativa do Sistema FIRJAN, em parceria com o Canal Futura e o  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD).
O prêmio consolida os objetivos do tema Educação, apresentados no mapa do desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propõe a melhoria da qualidade da Educação Básica, imprescindível e urgente, para o favorecimento do desenvolvimento sustentável de todo o estado do Rio.

O objetivo é difundir as melhores práticas em gestão de educação através do reconhecimento e valorização das secretarias municipais de educação e gestores das escolas municipais, que obtiveram os melhores resultados apontados pela conjugação dos indicadores do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de Educação (IFDM/2009) e Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/2011).
A cerimônia de premiação propiciou também muitos encontros e reencontros...
1- Diretora da E.M. Atenas Márcia de Barros Salgado e Cláudia do CantoWilkoszynski, analista de Projetos Especiais do SESI
2- Diretora Adjunta da E.M. Atenas Cristiane Pinto Norris e Mara Lucia Santiago, representante da Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MESTRE VITALINO- A Arte do cotidiano

A professora Carla Medeiros Brum, após uma aula passeio com a turma 1304 ao Museu Casa do Pontal, desenvolveu o Projeto de Trabalho: "Brasil, um país multicultural (contribuição do povo brasileiro através da arte do cotidiano)."

 

Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino se consagrou com sua arte de fazer bonecos em Caruaru, onde nasceu, em 1909. Ele usava o barro para se comunicar com o povo, já que não conhecia o mundo da escrita e da leitura, fez da sua arte um movimento de representação da sociedade da época através do relato fiel do cotidiano.



Um homem simples, de vida economicamente difícil,mas não deixou de representar a sua história para o mundo. Esse paralelo foi mostrado para os alunos, eles também fazem a diferença e precisam dentro das suas habilidades e competências potencializá-las para transformarem a sua realidade, assim como fez Vitalino desenvolvendo sua habilidade artística.



 E, é nesta vertente que a escola tem um papel fundamental de mostrar a realidade e capacitá-los para  contribuirem para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.
Na escola, além de assistirem ao documentário Mestre Vitalino, algumas obras foram reproduzidas com massa de modelar e ampliados os conhecimentos sobre a vida e obra do artista através de pesquisa em grupo.
                       Colocando a mão no "barro" quer dizer, na massinha de modelar...


Releitura da vida cotidiana em homenagem a Mestre Vitalino.

BRINCADEIRAS INFANTIS


TRABALHO: VIOLEIRO, CASA DE FARINHA,VENDEDOR


EMOÇÕES: RELAÇÕES FAMILIARES E MORTE


 TEXTOS PRODUZIDOS EM SALA PELOS ALUNOS, A PARTIR DA PROPOSTA:
DESENHE E ESCREVA, USE A SENSIBILIDADE E A IMAGINAÇÃO E SEJA TAMBÉM UM ARTISTA
Os textos selecionados mostram a pluralidade acerca da obra figurativa que tem como representante Mestre Vitalino. Os textos foram colocados na íntegra, com seus erros ortográficos para evidenciar uma prática pedagógica pautada na coerência de buscar no dia a dia a construção de uma educação com qualidade e significativa, onde o erro faz parte do processo e, é através dele que crescemos e desenvolvemos nossas potencialidades. Uma vez que as práticas de leitura e escrita precisam ter significado para quem escreve, pois nada adiantaria se os educandos não refletissem sobre sua escrita e reproduzissem textos mecânicos desprovidos de significados e significantes.
O livro  Mestre Vitalino de André Neves, editora Paulinas, que faz parte do acervo da Sala de Leitura é perfeito para produção textual e enriquecimento da cultura nordestina.

PROFESSORA CARLA BRUM E A TURMA 1304


Visite o Museu Casa do Pontal e descubra a arte de um povo simples que se reinventa através de suas obras. Para mais informações acesse www.museucasadopontal.com.br.




terça-feira, 6 de novembro de 2012

O MELHOR DESEMPENHO DE 2011

A  9ª Coordenadoria Regional de Educação homenageou os professores responsáveis pelo excelente resultado das  avaliações Alfabetiza Rio 2011, com as turmas de 1º ano e Prova Rio 2011- 3º ano. Nossa Unidade Escolar se fez mais uma vez presente neste momento de celebração da qualidade de ensino através de sua  professora alfabetizadora  Solange de Souza Santos Alves que, há mais de vinte anos na Rede Municipal do Rio de Janeiro, com comprometimento e competência leva suas turmas a buscar o conhecimento, se aventurando pelos caminhos da leitura e escrita em busca da concretização de seus sonhos. Em 2011, realizou um trabalho de excelência com a turma 1.105 atingindo ótimos resultados na avaliação da Rede.
O evento foi realizado no dia 30 de outubro às 14 horas no auditório da Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes,onde os professores receberam a homenagem tendo a presença do Coordenador da 9ªCRE    José Mauro. As diretoras Márcia de Barros e Cristiane Pinto foram prestigiar  e aplaudir o sucesso da "prata da casa" professora  Solange.

Cada professor homenageado recebeu das mãos do seu diretor um certificado como reconhecimento do excelente trabalho realizado em Classe de Alfabetização.
Os professores festejaram com alegria a excelência de um trabalho realizado com profissionalismo, dedicação e acima de tudo amor, externado a cada dia em suas  práticas pedagógicas. 
A Escola Municipal Atenas parabeniza sua professora Solange de Souza Santos Alves por todos os anos de dedicação à Educação refletido em seu trabalho com suas turmas e estende os aplausos aos alunos da turma 1.105 de 2011, que merecidamente obtivem esse desempenho.
"Todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca  da terra sonhada.   Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas da terra.Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa:
                          
Conte-me os seus sonhos para que sonhemos juntos".                      Rubens Alves