quinta-feira, 6 de junho de 2013

MOVIMENTO XÔ PIOLHO

DEDO MINDINHO,
SEU VIZINHO,
MAIOR DE TODOS,
FURA BOLO,
CATA PIOLHO!


Os piolhos são antigos companheiros, indesejáveis e persistentes que nos acompanham desde muito tempo, pesquisas revelam que foram encontrados em múmias egípcias de 3.000 a.C. , em pentes da época de Cristo encontrados no desertto de Israel e  em múmias do Peru pré-colombiano.
Sendo assim, percebemos que não é de hoje que esse problema vem nos aflingindo e com o intuito de acabar com esta "peste" que atingiu nossas crianças a escola programou uma ação coletiva contra a pediculose tendo como parceiros ativos nesse processo o NES na pessoa da técnica de enfermagem: Judinete Maria e a equipe do CMS Aguiar Torres, tendo como responsável a enfermeira Cristina. 


A parceria está sendo um sucesso, as turmas participarão gradativamente da ação, inicialmente foram atendidas as turmas 1.201, 1.301, 1.302 e 1.501, porém serão contemplados todos os alunos da Unidade Escolar.  Através de autorização prévia, assinada pelos responsáveis, as crianças receberam medicação e um kit completo contra pediculose e verminose, contendo os medicamentos: albendazol, sulfato ferroso (vitamina), vermectil e shampoo para piolho permetrina 1%.


Informação nunca é demais...
SINTOMAS
As queixas preponderantes são: coceira intensa e irritação do couro cabeludo, podendo surgir tipicamente erupções na nuca, acima e atrás das orelhas, acompanhadas nos casos mais graves de aumento dos glânglios (ínguas).
Os sintomas costumam aparecer logo. No mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao contágio. Geralmente a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar. E são substâncias da saliva do piolho que provocam essa reação.

DIFICULDADES
Os maiores problemas causados pela infestação de piolhos são:
-irritação
-rendimento escolar comprometido
-sono e capacidade de concentração prejudicados
-desconforto, vergonha, isolamento, segregação
-possíveis anemias

PREVENÇÃO
O piolho não escolhe sexo, idade nem classe social, assim devemos sempre estar atentos, principalmente quem lida com crianças.
Evite entrar em contato com pessoas infestadas. Inspecione a cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas e passe o pente fino.
Dica: É bem mais fácil passar o pente fino nos cabelos molhados depois de aplicar creme condicionador!
O meio mais simples de prevenir o piolho é observar quando as crianças coçam  frequentemente a cabeça,
 principalmente a nuca e atrás das orelhas. Nesse caso, deve ser iniciado rapidamente o tratamento, antes que os piolhos se espalhem para os colegas. E lembre-se isso é comum, acontece, mas deve ser tratado sempre.

TRATAMENTO
Primeiro passo:
Certifique-se que realmente é uma infestação de piolhos!

Segundo passo:
Veja se são possíveis algumas medidas básicas e de enorme eficiência, como cortar os cabelos bem curtos Com o cabelo curto, muitas vezes é possível debelar uma infestação apenas pela catação manual + penteação com pente fino + o uso de secador de cabelos.

Terceiro passo:
PACIÊNCIA + PACIÊNCIA + PACIÊNCIA + PACIÊNCIA + DEDICAÇÃO.
Os piolhos muitas vezes estão vencendo porque são mais pacientes do que nós.


Abaixo as formas mais aceitas de tratamento:
-Produtos inseticidas de farmácia receitados pelo médico.Siga as orientações prescritas pelo médico no receituário.
-Forma caseira: Lave o cabelo com xampu e aplique em seguida bastante condicionador. Embeber completamente os cabelos e abafar, fazendo uma touca plástica ou usando uma touca de borracha, mantendo por pelo menos umas duas horas.
Esse tratamento vai sufocar os piolhos, pois tampa as aberturas respiratórias, e sem respirar, os piolhos vão morrer.
Ambos os tratamentos não costumam matar os ovos, portanto devem ser repetidos a cada 2 ou 3 dias, durante uns 10 dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando o cabelo uma vez por semana, removendo as lêndeas.



2 comentários:

  1. Parabéns pelo brilhante trabalho!Gostei mto e vou aproveitar a idéia na EM Pres.Arthur Bernardes ok!!Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Escola Municipal Atenas sempre preocupada com o aluno!

    ResponderExcluir