sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CONHECENDO A ARTE ATRAVÉS DE HISTÓRIAS

Conhecendo a arte através de histórias é um projeto de trabalho desenvolvido pela professora Renata Pinto de Azeredo Porto com a turma 1.203, a partir da perspectiva sócio-cultural da arte brasileira. Este foi o ponto de partida para contar a história "Tarsila e o Papagaio Juvenal".
O livro conta a  história  de Juvenal, uma  ave  bem  divertida  que  gosta  de  frutas.
Após a contação, houve uma conversa informal sobre a história,onde foi mostrado a ilustração do quadro o " O Vendedor de Frutas",  pintado  por  Tarsila  do Amaral.

Vendedor de Frutas
 Falou-se sobre as curiosidades do quadro e um pouco da vida e obra da artista, com o intuito de despertar nos alunos o gosto pela arte e pelas histórias, aguçando a imaginação e inserindo-os na formação de pequenos leitores e apreciadores de todas as expressões artísticas.
A partir desse momento pleno de comunicação, troca de experiências e ludicidade, permeado pela curiosidade, foi proposto que a turma fizesse uma releitura do quadro "O Vendedor de Frutas", onde teriam que se retratar na pintura.

Desta forma foram surgindo várias "telas", os alunos se mostraram bastante participativos e ao final foi confeccionado um cartaz para que todos pudessem admirar tanto o seu trabalho quanto os demais.
Conhecendo um pouco mais...
Tarsila do Amaral nasceu no dia 1º de setembro de 1886, no município de Capivari, em São Paulo.Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou sua infância na  fazenda.
Amava  viver na fazenda, seu país, as festas, os amigos, desenhar e pintar o que via e imaginava. "O Vendedor de Frutas", datado de 1925, remete-nos para um mundo lírico do país tropical abundante em frutos e paisagens amenas. O pequeno barco que atravessa o oceano está repleto de símbolos, como os frutos da terra , sinal de abundância de um imenso país banhado pelas luzes dos trópicos. o personagem retratado em primeiro plano, com seu grande chapéu, é o símbolo do trabalho do campo. em sua forma e cor faz rima com os abacaxis e as laranjas.
Esse quadro faz uma síntese do Brasil que inclui a agricultura, a religião (com a igreja atrás, em plano de fundo), a paisagem litorânea representada pelos coqueiros e o mar, a luz intensa, o trabalhador e o papagaio, todos símbolos do tropicalismo.
                                        Professora Renata e a turma 1.203 


Nenhum comentário:

Postar um comentário