segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL



A "Semana da Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro", instituída pelo decreto municipal nº 35028, lei estadual nº 6149,  lei federal nº 12.602 de 3 de abril de 2012, é considerada um marco no calendário e nas ações de promoção e valorização da Educação Infantil no município do Rio de Janeiro desde o ano de 2012. Tem como premissa os múltiplos olhares dos sujeitos envolvidos no cotidiano e a valorização da primeira infância na constituição do sujeito.

São objetivos específicos desta semana:
  • Ampliar as diferentes compreensões acerca do tempo e espaço da educação infantil;
  • Dar visibilidade a ações de promoção de saúde e desenvolvimento na primeira infância;
  • Proporcionar às crianças experiências significativas e propulsoras de aprendizagens
  • Fortalecer a comunicação/parceria entre a Instituição Educativa, Serviços de Saúde e a Comunidade;
  • Ampliar o universo cultural dos sujeitos envolvidos;
  • Divulgar as ações educativas desenvolvidas pelas creches, EDIs, e pré-escolas do município do Rio de Janeiro.

Em nossa Unidade Escolar priorizamos envolver os responsáveis num dia todo especial, onde compartilharam com seus filhos a rotina de atividades na Educação Infantil: "Eu adorei estar na escola compartilhando com minha filha e com a turma, foi um prazer, foi um momento único".(Ana Claudia, mãe da Raquel)

A professora Bianca Maghelly, regente de das turmas EI-10 e EI-12, optou por vivenciar com suas turmas um momento de resgate das brincadeiras de roda, levando os responsáveis a voltarem no tempo e ser criança novamente, cirandando..."Foi tão bom que lembrei quando eu fazia a mesma coisa na minha infância, gostei muito que repetiria a qualquer dia. (Jessica, mãe da Camilly Vitótia)

Assim, as famílias além de visitarem o ambiente escolar, apreciarem os trabalhos desenvolvidos pelas crianças, degustarem  novos sabores, enriqueceram ainda mais o convívio com os filhos a partir de uma experiência de troca de saberes e ao final registraram suas impressões. A responsável Mônica Albuquerque, mãe do Matheus, turma EI-10, descreve bem o dia atípico que viveu:

 "Um dia muito gostoso poder fazer tudo que meu filho faz ao chegar na escola. Foi muito interessante e proveitoso saber que há todo um trabalho de aproveitamento de nosso filho, da energia da criança e seu desenvolvimento.
   Para nós pais que fica lá fora da escola, deixa seu filho entrar, sem saber o que é feito do tempo de recreação e merenda, foi uma manhã de descobertas e confiança na escola e professores. 
    Afinal educamos nossos filhos e a escola prepara eles para enfrentar o mundo lá fora.
    Obrigada por proporcionar esse dia." 
Outros registros:









Nenhum comentário:

Postar um comentário