quarta-feira, 8 de julho de 2015

GRÊMIO ESTUDANTIL




O grêmio estudantil representa os estudantes da escola, é o órgão máximo de representação. Seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade, desta forma aprende-se de forma prática a exercer a cidadania.


A Escola Municipal Atenas defende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola e consequentemente da sociedade. 

Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da prática escolar. As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitas crianças os primeiros passos na vida social, cultural e política Assim, os grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional dessas crianças e jovens.


Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado pela Lei nº 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.




São muitas as ações do Grêmio Estudantil na escola, entre elas podemos destacar:


-Integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc.;

-Organização de campeonatos esportivos;

-Organizar o jornal e a rádio da escola, quando possível;

-Organizar movimentos para discussão de assuntos de interesse da escola e da comunidade escolar, sendo um elo entre a direção e os alunos.

-Ajudar a direção e a coordenação pedagógica a organizar eventos;

-Apresentar possíveis soluções para os problemas surgidos no dia a dia escolar.


Nos dias 26 e 29 de julho, tivemos a eleição do Grêmio Estudantil nas Unidades Escolares do Município do Rio de Janeiro, para um mandato de dois anos. Em nossa Unidade Escolar fizeram parte da chapa Azul, os seguintes componentes da turma 1.301:

-Presidente: Gleicielle Vitória Santos Batista Silva
-Vice-presidente: Micaella Mattos Corrêa
-1º Secretário: Anna Klara de Jesus Santos
-2º Secretário: Lorrayne Pietra Gomes Vieira


O pleito do processo de eleição dos membros da diretoria executiva do Grêmio Estudantil foi tranquilo e bem organizado graças a nossa comissão eleitoral composta pelos competentes alunos Gabriel Santino Rosa, Milene Vitória Meira dos Santos, Pedro Correia Brasilino, Cayo da Silva Ribeiro, todos alunos do 5º ano.


A chapa Azul foi eleita com 587 (quinhentos e oitenta e sete) votos válidos, tomando posse na Unidade Escolar no dia 2 de julho e no dia 7 de julho posse solene de toda E/SUBE/9ª CRE no CIEP Nelson Mandela às dez horas da manhã com todos os membros do Grêmio Estudantil presentes.


"A alma é uma borboleta...Há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento da grande metamorfose."  Rubem Alves

Um comentário:

  1. Muito bacana a eleição do grêmio, os alunos participaram com entusiasmo.

    ResponderExcluir