quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CIENTISTAS DA ATENAS

        Cientistas da Atenas se apresentam na Feira de Ciências realizada na Unidade Educacional em setembro.
        A Feira de Ciências é uma oportunidade das turmas mostrarem suas vivências e experiências desenvolvidas no "Programa Cientistas do Amanhã."
        O Programa "Cientistas do Amanhã" chegou à Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro no segundo semestre de 2009, está nas Escolas do Amanhã  e nas de alto IDEB. O objetivo é fazer com que as crianças tenham uma experiência motivadora e instigante na área de Ciências.

          O trabalho é realizado em Unidades Temáticas distribuidas em três trimestres ao longo do ano. Cada Unidade contém 16 aulas e um tema gerador:
1º ano : Animais - Água - Luz, Cores e Sombras
2º ano: Seres Vivos - Ar - Vida das Plantas
3º ano: Ciclos de Vida  - Transformações - Solo
4º ano: Tempo e Clima - Rochas e Minerais - Corpo humano
5º ano: Ecossistemas - Vida dos Animais - Terra, Sol e Lua 
           A Feira de Ciências foi baseada nas Unidades Temáticas já trabalhadas, onde os alunos explanaram os conteúdos assimilados durante as aulas.
          No 1º ano os alunos apresentaram as Unidades do Módulo I (Animais) ,o ciclo de vida dos tenébrios , bem como as larvas e besouros conservados em álcool. No Módulo II (Água) além do experimento para descobrir o que se mistura com a água (corante, areia, sal, óleo) e o que acontece quando colocamos objetos na água: bóia ou afunda?

               O 2º ano se deteve nas Unidades Ar com o experimento "Como encher a bexiga dentro da garrafa?" e Vida das Plantas: "Do que as plantas precisam?" Observação do feijoeiro; vegetais que nascem do plantio de semente.

Tivemos também a participação da Classe Especial.

                   O 3º ano falou das Transformações ocorridas em determinados materiais: a dobradura, o ovo frito, a fruta podre, a pipoca,  são resultados de transformações ocorridas no nosso dia a dia.  Apresentaram também "Como fazer massinha?"

O 4º ano mostrou o aprendizado sobre os processos de formação das rochas e minerais; e por meio da lupa, observaram amostras de diferentes materiais. As rochas podem ser feitas de um, dois, três ou muitos minerais misturados. Sendo assim, foram expostas amostras de várias rochas e minerais com diferentes formações, cores e texturas.
O 5º ano apresentou os diferentes tipos de vegetação dos biomas brasileiros que são determinados pelos componentes abióticos, ou seja, o tipo do solo, a quantidade de água e luz, as temperaturas ao longo do ano e os ventos, entre outros fatores, representando-os através de belíssimas maquetes:
Caatinga- termo de origem indígena que significa em tupi-guarani mata clara e aberta.

          Pampas- a principal característica do Pampas é sua vegetação herbácea e embora pareça um ambiente pouco diverso, existem mais de 400 espécies de gramíneas e outros seres vivos neste bioma. 

 Cerrado-formado por diversos ecossistemas, desde campos de aspecto semelhante a um capinzal até áreas com árvores, é o segundo maior bioma do Brasil.

Mata Atlântica- é considerada um hotspot, ou seja, um dos mais importantes biomas do planeta, encontrada ao longo da costa brasileira, do Nordeste ao Sul do país.
                        Floresta Amazônica- o maior bioma brasileiro, tem a maior reserva de diversidade biológica de todo o mundo. Abrange os estados do Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Pantanal-O bioma do Pantanal  encontra-se em uma grande planície brasileira. Sua principal característica é a presença de dois períodos bem demarcados: o das inundações e o da seca.

As atividades de escrita são usadas nas aulas como registro de acompanhamento e construção de um conhecimento que está sendo  pesquisado ou investigado. Tais registros são feitos no "Diário do Cientista" que é confeccionado por cada professor de acordo com as características e a demanda de cada turma.

      A leitura e a escrita nas aulas de Ciências permeiam diferentes linguagens como música, jogos, histórias, dramatização, consolidando de forma lúdica a alfabetiz ação, como nesta atividade realizada pela professora Alcione Reis, turma 1.101 e exposta na Feira de Ciências onde após vários experimentos com o tema gerador "Água", foi realizada a escrita da música "Dona Aranha", bem como registro através de desenho e dramatização realizada em aula, desta forma consolidou-se vários conceitos como ciclo da água e a importância da chuva para o meio ambiente, de forrma lúdica e prazerosa. 

Seguindo a linha da articulação de diversas áreas do conhecimento, a professora Solange Alves, turma 1.103 construiu com sua turma um texto coletivo a partir da temática "Água" vivenciada no módulo II do programa.
Agora veja um pouco dos Cientistas da Atenas em ação:





4 comentários:

  1. Parabéns aos profissionais e aos alunos pelo belo trabalho realizado com prazer e eficácia. Juntos somos fortes!!!

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  2. Mais uma vez a Atenas marca presença no Rioeduca. Parabéns a toda equipe da Unidade pelo excelente registro da atividade que nos permite ter o material necessário para uma bela postagem. Grande abraço!
    Márcia Cristina Alves

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