quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MESTRE VITALINO- A Arte do cotidiano

A professora Carla Medeiros Brum, após uma aula passeio com a turma 1304 ao Museu Casa do Pontal, desenvolveu o Projeto de Trabalho: "Brasil, um país multicultural (contribuição do povo brasileiro através da arte do cotidiano)."

 

Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino se consagrou com sua arte de fazer bonecos em Caruaru, onde nasceu, em 1909. Ele usava o barro para se comunicar com o povo, já que não conhecia o mundo da escrita e da leitura, fez da sua arte um movimento de representação da sociedade da época através do relato fiel do cotidiano.



Um homem simples, de vida economicamente difícil,mas não deixou de representar a sua história para o mundo. Esse paralelo foi mostrado para os alunos, eles também fazem a diferença e precisam dentro das suas habilidades e competências potencializá-las para transformarem a sua realidade, assim como fez Vitalino desenvolvendo sua habilidade artística.



 E, é nesta vertente que a escola tem um papel fundamental de mostrar a realidade e capacitá-los para  contribuirem para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.
Na escola, além de assistirem ao documentário Mestre Vitalino, algumas obras foram reproduzidas com massa de modelar e ampliados os conhecimentos sobre a vida e obra do artista através de pesquisa em grupo.
                       Colocando a mão no "barro" quer dizer, na massinha de modelar...


Releitura da vida cotidiana em homenagem a Mestre Vitalino.

BRINCADEIRAS INFANTIS


TRABALHO: VIOLEIRO, CASA DE FARINHA,VENDEDOR


EMOÇÕES: RELAÇÕES FAMILIARES E MORTE


 TEXTOS PRODUZIDOS EM SALA PELOS ALUNOS, A PARTIR DA PROPOSTA:
DESENHE E ESCREVA, USE A SENSIBILIDADE E A IMAGINAÇÃO E SEJA TAMBÉM UM ARTISTA
Os textos selecionados mostram a pluralidade acerca da obra figurativa que tem como representante Mestre Vitalino. Os textos foram colocados na íntegra, com seus erros ortográficos para evidenciar uma prática pedagógica pautada na coerência de buscar no dia a dia a construção de uma educação com qualidade e significativa, onde o erro faz parte do processo e, é através dele que crescemos e desenvolvemos nossas potencialidades. Uma vez que as práticas de leitura e escrita precisam ter significado para quem escreve, pois nada adiantaria se os educandos não refletissem sobre sua escrita e reproduzissem textos mecânicos desprovidos de significados e significantes.
O livro  Mestre Vitalino de André Neves, editora Paulinas, que faz parte do acervo da Sala de Leitura é perfeito para produção textual e enriquecimento da cultura nordestina.

PROFESSORA CARLA BRUM E A TURMA 1304


Visite o Museu Casa do Pontal e descubra a arte de um povo simples que se reinventa através de suas obras. Para mais informações acesse www.museucasadopontal.com.br.




3 comentários:

  1. O trabalho é o resultado de todo um envolvimento e parceria com a equipe técnico-pedagógico.
    Parabéns a todos os profissionais que fazem dessa escola um lugar de construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o projeto e o aproveitamento da aula passeio. Parabéns profª Carla Brum e equipe nota dez da Atenas, vcs sempre dando um show.
    Essa publicação vai para o Rioeduca no dia 27/11/2012, confiram.
    Grande abraço, Márcia.

    ResponderExcluir