sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MUSEU CASA DO PONTAL

O Museu  Casa  do  Pontal  é  considerado  o maior e o mais significativo  museu de  arte popular do Brasil.
Seu acervo de cerca de 5 mil obras, feitas por 200 artistas, de 24 estados, abrange atividades cotidianas, festivas e o imaginário do povo brasileiro.
Nossos alunos ficaram muito felizes com a visita teatralizada e guardarão na memória cada etapa vivenciada com os guias do museu Chico e Pedro.
O museu está instalado numa reserva ecológica, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Recreio, próximo a Barra da Tijuca e as praias de Grumari.    O    acervo,  tombado  em 1991,  foi  reunido  pelo  designer   e colecionador  francês  Jacques Van de Beuque, durante mais de 40 anos e é graças a ele que hoje podemos compartilhar a obra de diversos artistas brasileiros como Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Antônio de  Oliveira, Noemisa Batista, Adalton Lopes, Ulisses Pereira, Manoel Eudócio, dentre outros.
Para registrar as emoções,descobertas e encantamentos com a arte do nosso povo, os alunos aguçaram a sensibilidade e registraram suas impressões, num desdobramento da aula passeio.
Alguns registros dos alunos das turmas 1.303 professora Silvana e 1.304 professora Carla:
"Eu gostei do passeio, foi muito legal porque a gente riu, dançou, falou de tudo e aprendeu tudo do museu, foi muito legal." Emilly Caroline

"A minha visita a Casa do Pontal foi muito legal. Lá tem um monte de bonecos de barro, o boneco que eu mais gostei foi o sinaleiro do vento, eu gostei dele porque ele se move quando tem vento, é gigante, quase do tamanho do teto." Gabriel Coelho
                                                   Emilly e Gabriel
"O passeio foi uma maravilha, passamos pelo túnel, foi legal! Eu vi artes da Noemisa, eu vi um circo, eu gostei mais do futebol feito de madeira e do Zé Caboclo, o maior artista que eu conheci." André Felipe

"Eu gostei mais dos brinquedos elétricos, eu fiz uma música com o Chico, ele toca violão e é muito engraçado. Ele mostrou as coisas que tem no museu, eu brinquei no museu, toquei chocalho e meu amigo estava falando com o Zé Narigudo." Paulo

"O passeio foi legal, eu vi os bonecos jogando futebol e  eram tão lindos  os jogadores se mexendo, parecia que eram de verdade. O Chico era muito engraçado, ele rimava muito, e o Pedro também. É muito legal a Casa do Pontal!" Roberta Cristina

"Eu gostei do passeio e dos objetos feitos de madeira e barro, gostei da ceramista. Teve teatro com os bonecos e com os meus amigos. Eu queria ir de novo porque foi legal." Cibelly
                              Paulo,Cibelly, Roberta Cristina e André Felipe

Visite o Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3.295 Recreio dos Bandeirantes- Rio de Janeiro
Tel. 2490-3278/ 2490-4013
www.museucasadopontal.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário