sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UMA CLASSE MAIS QUE ESPECIAL...

Nossa Unidade Escolar possui uma turma de alunos mais que especiais: a Classe Especial, funcionando no 2º turno e na qual tive o imenso prazer de atuar como regente por alguns meses.

A princípio, como em qualquer turma o professor se sente inseguro frente a mais um novo desafio. E que desafio!

Uma turma composta por nove alunos muito especiais, cada qual com uma habilidade diferente, eu disse habilidade, porque limitação todos nós temos e, tendo consciência do papel da inclusão e da importância da escola para esse grupo de alunos, iniciei o trabalho pautado num ambiente escolar acolhedor e sobretudo num olhar investigativo e  amoroso.

É fundamental oferecer alternativas para que os alunos possam exercer plenamente as atividades propostas, alcançando ao máximo suas potencialidades e, construir junto aos demais profissionais da Unidade Escolar, um sistema de colaboração e cooperação, onde também se tornem responsáveis por esse grupo de alunos, dando visibilidade as ações e atuações dessa turma, numa parceria constante.

Desta forma todos se tornam autores e co-autores dos resultados obtidos, num trabalho de sensibilização e conscientização, assim estimula-se a convivência desses alunos com os demais, eliminando preconceitos, estigmas e esteriótipos, melhorando a autoestima e provando que é na diversidade que apresentamos nossas singularidades.

 Resolução SME nº 1074. Art. 20.: São direitos do aluno aqueles fixados pelo ECA e, particularmente:
 II -  Ser respeitado em sua condição de ser humano e não sofrer qualquer forma de discriminação em decorrência de diferenças étnicas, de credo, gênero, ideologia, preferências político-partidárias ou quaisquer outras; 

É imprescindível priorizar no planejamento diário atividades onde os alunos percebam o valor social da igualdade, na qual a diversidade seja respeitada e a aceitação transcorra de forma mais plena possível.

Neste período de convivência com a Classe Especial, os alunos obtiveram uma grande visibilidade no cenário escolar, atuando de forma participativa, igualitária e  FELIZ! Porque é isso que importa SER FELIZ!
Agradeço a todos os alunos desta CLASSE MAIS QUE ESPECIAL, por este momento riquíssimo de troca de experiências e aprendizagem, pois com certeza aprendi mais com eles do que eles comigo:
André Felipe, Edgard Francisco, Edson Hugo, Isabella, Joyce, Leticia, Matheus, Maycon Willians, Thamara Vitória.
                                                                                    Professora Maria.

5 comentários:

  1. Esta turma com certeza é mais que especial, ela é apaixonante! Parabéns, profª Maria pelo trabalho realizado e pelas belas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentileza sua, obrigada você, por fazer parte desta história e tão bem conviver com as diferenças, tornando-os iguais.
      Maria

      Excluir
  2. Nós somos brilhantes quando nos mostramos apaixonados por tudo que fazemos! Assim é a Professora Maria, apaixonada e dedicada. Impecável em tudo que faz e a turma reflete seu brilho e sua alegria. Parabéns amigos!

    ResponderExcluir
  3. Cristiane,cada ser irradia aquilo que traz no coração, sua luz e seu brilho contagiam e faz com que sejamos melhores a cada dia. Obrigada pelo apoio.Um beijo da turma mais que especial, da qual você faz parte.

    ResponderExcluir
  4. Queridas, esta matéria está mesmo emocionante e contagiante!! Ela vai ao ar amanhã (05/09/2013) no Rioeduca!
    Cristiane, vc é uma grande parceira do nosso trabalho!
    Bjs no coração de vcs meninas.
    Márcia

    ResponderExcluir