segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O CIRCO JÁ CHEGOU

"Vem brincar que o circo já chegou
  Vem sorrir que o circo já chegou.."
Com o intuito de diversificar as atividades nas aulas de Educação Física e desenvolver a capacidade de comunicação corporal, explorando as características expressivas e criativas dos diferentes números circenses, além da cooperação e do trabalho em equipe surgiu a ideia de trabalhar o projeto Circo.
Os alunos foram estimulados a pesquisar e debater o tema em sala de aula com figuras, informações e vídeos, esclarecendo dúvidas e relatando experiências ligadas ao assunto. Após o debate, as propostas foram expostas e a adesão aumentando de acordo com a fluência das aulas.
As aulas práticas foram realizadas primeiramente com movimentos básicos de ginástica e materiais disponíveis como colchonetes, bambolês e tatame.
Após as aulas práticas, um desafio foi lançado: montar uma apresentação circense a ser apresentada para todas as turmas como culminância do projeto e fechamento das atividades.

Com a intervenção da professora, orientando os alunos em seu processo criativo, foram fechadas coreografias, músicas, temas e números circenses com as turmas de 4º e 5º anos, que optaram  por acrobacias com músicas e apresentação de cunho teatral com palhaços, brincadeiras de interação com o público, formando assim dois grupos distintos.

 Aqueles que não quiseram atuar, participaram ativamente nos bastidores, ajudando na montagem do  cenário, auxiliando na maquiagem, dentre outras coisas.

O trabalho em equipe foi fundamental para sucesso do projeto. Um casal foi selecionado para apresentar os números circenses, sendo mestres de cerimônia.


Os alunos do 5º ano abriram o espetáculo, ao som da música "O Circo já chegou". Neste momento, saquinhos de pipoca foram distribuídos à plateia, dando o tom,   o cheiro e o sabor desse momento único e inesquecível de grande parte dos alunos que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência como esta, de arte, prazer e sobretudo alegria, que devem estar presentes sempre no processo de aprendizagem de uma escola, principalmente daquelas que, como a nossa, fazem parte do programa Escolas do Amanhã.
O cenário foi montado ao ar livre, no pátio da escola, entre duas árvores: é a natureza enriquecendo enaltecendo a arte. Para melhor acomodação e visualização do show, porque foi um show de fato, foi necessário duas apresentações, a primeira com  Educação Infantil e 1º ano; a segunda com as turmas maiores, contemplando a todos.
As apresentações foram desenvolvidas a partir de movimentos ginásticos, como ponte, três apoios, rolamento para frente e para trás, vela e muita disposição e criatividade por parte dos alunos, além dos palhaços e das meninas acrobáticas com bambolês. Foram apresentações simples, mas cheias de imaginação e criatividade num mundo próprio de criança.

"...Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário