segunda-feira, 7 de julho de 2014

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

No dia 28 de maio comemorou-se o Dia Internacional do Brincar. Essa comemoração foi instituída pela UNESCO  e tem como proposta resgatar, incentivar o brincar na infância e trazer a importância da brincadeira como momento de criação cultural e humana por excelência.

E, para comemorarmos esta data fizemos uma viagem maravilhosa pela Sétima Arte. o termo Sétima Arte 
foi dado por Ricciotto Canudo no manifesto das Sete Artes, em 1911. Cada uma das artes é caracterizada pelos elementos básicos que formatam sua linguagem e classificada da seguinte forma:
1ª Arte - Música (som)
2ª Arte - Pintura (cor)
3ª Arte - Escultura (volume)
4ª Arte - Arquitetura (espaço e tempo)
5ª Arte - Literatura (palavra)
6ª Arte - Coreografia (movimento)

7ª Arte - Cinema (integra os elemento das artes anteriores)
8ª Arte -  Fotografia
9ª Arte - Arte Sequencial (quadrinhos)
O cinema é a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas ou efeitos visuais específicos.

Neste Dia do Brincar as turmas de Educação Infantil assistiram o filme Toy Story 3 que tem como mensagem a importância dos brinquedos, das brincadeiras e a amizade entre os brinquedos e as crianças: "o cinema é uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e como outras artes pode também se tornar instrumento de protestos,  nela são expressos ideais e sentimentos do realizador".

É redundante afirmar que as crianças adoraram esse momento, embora alguns já conhecessem o filme, a cada visualização novas janelas se abrem, a mente voa e a imaginação passeia por lugares que nós adultos só visitaremos se voltarmos a ter o olhar e a sensibilidade de uma criança.

Salve a Sétima Arte, só ela tem o poder de nos transformar em super heróis, em seres mágicos!
E para abrilhantar esse momento as crianças participaram de uma dramatização, fizeram seu próprio cinema, a partir da história "Era uma vez um lobo mau", onde a professora Sirlânia contou a história e elas  foram se transformando nas personagens, sendo esse momento gravado e posteriormente visualizado no telão por toda a Educação Infantil, com o objetivo de mostrar as crianças  que  somos todos artistas, fazedores de nossa história, agentes construtores e transformadores através de um trabalho constante que a cada dia se ressignifica a partir das experiências vivenciadas e experimentadas em nosso fazer pedagógico, nesse universo que chamamos de Educação Infantil, universo esse que engloba todas as Artes.
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário