quarta-feira, 30 de julho de 2014

"O SURREALISMO SOU EU"

"Essa frase foi dita por Salvador Domingo Felip Jacint Dalí i Doménech, artista espanhol nascido em 11 de maio de 1904 em Figueres, na região da Catalunha. Ele era um homem excêntrico, criativo e talentoso e encontrou no Surrealismo o seu lugar, tornando-se o principal responsável pela difusão desse movimento no mundo, popularizando-o.
A exposição Salvador Dalí em cartaz no CCBB Rio de Janeiro é a maior retrospectiva sobre o artista já feita no país e integra as comemorações dos 25 anos do Centro Cultural.
A mostra reúne cerca de 150 obras entre pinturas, ilustrações, gravuras e fotos oriundas das principais instituições colecionadoras das obras de Dalí: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Fundação Gala-Dalí e o Museu Salvador Dalí da Flórida.
Além das obras surrealistas é possível ver  outras facetas do artista em pinturas impressionistas e cubistas do período de sua formação como pintor; ilustrações para clássicos da literatura, como Alice no País das maravilhas, Dom Quixote e O velho e o mar. A mostra também apresenta sua contribuição no cinema, com os filmes produzidos com Luís Buñuel, Cão Andaluz e A Era do Ouro e a parceira feita com Alfred Hitchcock." (CCBB)
As turmas 1.501, professora Janaína e 1.504, professora Cristiane participaram da visita mediada ao CCBB onde os Arte-educadores Diego e Luiza acompanharam o grupo nas salas de exposição. Foi um dia extremamente proveitoso onde os alunos puderam vivenciar a arte e a cultura através das obras de Salvador  Dalí, uma aprendizagem rica e divertida proporcionada pelos competentes e divertidos Arte-Educadores.
Numa comunidade tão carente de cultura, arte e lazer a aula passeio à exposição de Salvador Dalí trouxe a nossos alunos uma gama de conhecimentos, despertou  o desejo em aprender mais sobre o surrealismo e sobretudo a modificar e transformar o real em sonhos e futuramente sonhos em realidade, e é pra isso que a escola  e os professores através do nosso Projeto Político Pedagógico trabalham, semeando desejos, alegrias e transformando crianças em cidadãos conscientes e competentes do seu papel e do seu valor enquanto seres  humanos, seres de luz.
Após a visitação ao CCBB, alguns desdobramentos aconteceram em sala de aula:
·        Seminário apresentado pelos alunos Raylane, Amanda, Laviny, Evelen, Adryelle e Jean
·        Visionamento do Vídeo Disney e Dalí
·        Pintura a guache livre: Agora, Dalí sou eu!
·        Caracterização de Dalí
PARABÉNS A TODOS  QUE  PARTICIPARAM  DESSE  MOMENTO! Agradecemos especialmente a professora Janaína, sem a intervenção dela a visita guiada não seria possível.
Quer ver mais? 
Visite a exposição que vai até 22 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, situado à rua Primeiro de Março, 66 Centro - Rio de Janeiro 
Tel. (21) 3808-2070/ 3808-2254

Nenhum comentário:

Postar um comentário