segunda-feira, 21 de julho de 2014

TEORIA ATRELADA A PRÁTICA


CONTRIBUIÇÕES DA V  JORNADA  PEDAGÓGICA  DA  EDUCAÇÃO  INFANTIL 

A  TEORIA  ATRELADA  A  PRÁTICA

Pontos  relevantes na V Jornada Pedagógica de Educação Infantil que percebemos em nossa prática pedagógica e enriquecem nosso fazer diário, através deles discutimos e debatemos nosso cotidiano:
-  Enquanto educadores, precisamos trabalhar as individualidades, propondo momentos agradáveis para os pequenos, a subjetividade é notória quando cada qual expressa suas insatisfações e desejos;
 Professoras educadoras de Educação Infantil: Shirlene, Sueli, Sirlânia,Christiane

-  A imaginação infantil está presente em sala de aula e podemos detectar em vários momentos. Esse imaginário pode ser enriquecedor ao contar histórias, dramatizar contos e narrativas a fim de envolver as crianças num mundo literário, cuja imaginação tome conta de maneira prazerosa e motivadora no mundo da leitura e escrita;
-  É por meio da imaginação ( faz de conta) que os pequenos buscam superar contradições e diferenças, de lidar com o acaso e com o fictício e, através desse imaginário aflorado que eles assumem papéis, desenrolam enredos, construídos pelas interações com os adultos que os cercam e  com seus pares, ou seja, através do faz de conta  que a criança vivencia a elaboração de regras de convivência, hierarquia, limitações e a se expressar numa visão própria dela mesma;
-  O papel da interatividade advém de um comum acordo entre membros de um sistema que, apesar das diversidades, têm a possibilidade de romper a ideia de homogeneidade e propor a heterogeneidade como algo de extrema importância para a interação, principalmente nas séries iniciais;
- Vygotsky aponta a importância da interatividade no social para entender a singularidade do ser humano, é nas relações  sociais que os indivíduos se desenvolvem e amadurecem.
- A troca de conhecimentos, experiências,o debate, nos permite traçar metas a fim de melhorar e aprimorar nosso trabalho em sala de aula, numa perspectiva positiva visando o bem estar  tanto dos alunos quanto do professor;
-  O convívio diário, a troca de saberes , exige uma postura de respeito mútuo e compreensão nas relações aluno-aluno, aluno-professor, professor-aluno, desta forma o bom relacionamento prevalece favorecendo a aprendizagem e construindo uma relação de afetividade onde os saberes de todos são valorizados;
- As crianças vivem em constantes descobertas na Educação Infantil, logo a afetividade torna-se imprescindível no acolhimento dos pequenos que chegam para uma nova etapa em suas vidas. Neste contexto as descobertas e as diversidades fazem parte do convívio e da sociabilidade dos pequeninos.  O despertar da  curiosidade é o que leva a criança a explorar seu mundo e descobrir novas aprendizagens, gerando descobertas;
- Assim percebemos que as crianças são semelhantes em sua maneira de ver o mundo, de interagir e de agir como tal. São singulares nas suas potencialidades, habilidades e percepções, em sua historicidade cultural e afetiva, além de desempenharem papéis diferentes nos diversos contextos de uma sociedade desigual. O papel da Educação Infantil é fazer com que os pequenos lidem da melhor forma possível com suas  aprendizagens e se tornem autores de sua história.




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