quarta-feira, 31 de outubro de 2012

É HORA DA HISTÓRIA!

Enfim outubro chegou e com ele recebemos a visita do nosso amigo Pedro Malasartes e suas divertidas histórias.



Mas quem é Pedro Malasartes?
Pedro Malasartes, um caipira franzino bem brasileiro, "quietão", de fala mansa, mas muito sabido e arteiro.Possui a fama de ludibriar os poderosos, não em busca de recompensas grandiosas, mas por prazer e diversão.


Em sua apresentação em nossa Unidade Escolar contou três histórias: Campo Santo, A árvore que caiu e o Bicho Pé de Garrafa. Os profissionais de educação se envolveram plenamente neste momento de ludicidade e de aventura pelo mundo da imaginação.
Suas histórias se tornaram tão famosas e cativantes que diversos outros segmentos culturais também a quiseram reproduzir. Com o título Pedro Malasarte e a Arara Gigante, foi lançado o espetáculo infantil escrito por Jorge Furtado. No cinema, Pedro foi interpretado por ninguém menos que Amancio Mazzaropi no filme As Aventuras de Pedro Malasartes .E até música o malandro virou, gravada pela dupla Zé Tapera e Teodoro no disco Surpresa da Vida.
Pedro Malasarte se tornou um grande representante da cultura popular brasileira e suas histórias conseguem ter um teor de crítica social muito suave, o que as tornam interessantes e divertidas, prendendo a atenção da plateia e levando as crianças a viajarem...


E a história não se findou na apresentação, os alunos do 3º ano encantados com Pedro Malasartes registraram suas impressões através de uma produção textual.

Os professores disponibilizaram gibis do Chico Bento, um personagem que possui todas as características do caipira brasileiro e se assemelha em humor e esperteza a Pedro Malasartes, para roda de leitura com suas turmas.

Sugestão de leitura: Malasartes Histórias de um Camarada Chamado Pedro, com 12 divertidas histórias, misturando verso e prosa, do autor Augusto Pessôa, editora Rocco.

                                                 Vejam como foi esta apresentação....
                                                                           
                                                                              
                                                                               
                                                                                
                                                                                  
                                                                       


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MUITO OBRIGADO!

Uma escola que  busca a excelência precisa sobretudo de profissionais competentes e comprometidos com a melhoria do ensino e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária. É com esse pensamento e com a certeza que possuímos uma equipe da mais alta qualidade que fazemos uma homenagem a todos os professores e funcionários de nossa Unidade Escolar, onde no trilhar do dia a dia procuramos sempre o melhor, com garra e responsabilidade.
                                                 À todos vocês nosso MUITO OBRIGADO!
                                                                                  
                                                                                 
                                                                                
                                                                               

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O DIREITO DA CRIANÇA

                                    
                      Toda criança no mundo
                      Deve ser bem protegida
                      Contra os rigores do tempo
                      Contra os rigores da vida

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.


  Não é questão de querer
  Nem questão de concordar
  Os direitos da criança
  Todos têm de respeitar. 


                                      Tem direito à atenção
                                      Direito de não ter medos
                                      Direito a livros e a pão
                                      Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...  
                             

                                   Ver uma estrela cadente
                                   Filme que tenha robô,
                                   Ganhar um lindo presente,
                                   Ouvir histórias do avô.
                                                                    (...)


Lamber o fundo da penela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
(...)

                               Festejar o aniversário
                               Com bala, bolo e balão!
                               Brincar com muitos amigos,
                               Dar pulos no colchão.


Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...
                                  (...)


Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

                                          Embora eu não seja rei,
                                          Decreto, neste país,
                                         Que toda, toda criança
                                         Tem direito a ser FELIZ!
                                                                          Ruth Rocha

  PARABÉNS A TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO!
  QUE SEUS DIRETOS SEJAM SEMPRE RESPEITADOS.

  NÃO BASTA SER PROFESSOR...

                                                                      TEM QUE COZINHAR!

NÃO BASTA SER UMA EQUIPE...
                                                           TEM QUE PARTICIPAR!              

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PROJETO OLIMPÍADAS

                  Setembro, mês da primavera, mas também tempo de vivenciar valores importantes para nossa vida, que se enraizam no caráter e na personalidade, sendo alicerce para construção de um cidadão consciente, participativo e  transformador. Assim a Escola Municipal Atenas através dos seus professores de Educação Física Ana Paula dos Santos, Alessandra Pontes, Nagib José Trabulsi e Samuel Lemos desenvolveram o Projeto Olimpíadas Atenas 2012, tendo como público alvo todos os alunos da escola deu-se início ao projeto,com o objetivo de:
  • Promover através do esporte e do jogo, a reflexão e a vivência de valores como a cooperação, a lealdade, a honestidade, a justiça e o bem comum, importantes para formação integral do educando.

Abertura com o Hino Nacional

JUSTIFICATIVA: Vários  estudos comprovam a importância dos jogos e do esporte na formação da criança e do adolescente.  Os valores e atitudes que devem permear as práticas destas atividades podem ser tratadas pedagogicamente nas aulas de Educação Física. Como por exemplo, temos a vivência do respeito ao outro, da solidariedade, da cooperação, da autonomia e da superação de limites.
União, cooperação, respeito às regras, solidariedade.

METODOLOGIA: Os alunos participarão individualmente e/ou coletivamente de jogos e atividades esportivas condizentes com a faixa etária, de modo que participem de todas as modalidades representando suas turmas. Serão distribuídas fichas de inscrição para que os professores de Educação Física possam organizar melhor as equipes.

Apresentação das "delegações" participantes

As modalidades esportivas serão distribuídas da seguinte forma:

          EDUCAÇÃO INFANTIL - CIRCUITO DE BRINCADEIRAS


          1º ANO - CORRIDA E FUTEBOL



          2º e 3º ANO - FUTEBOL E QUEIMADO


          4º, 5º ANO e C.E. - FUTEBOL, PIQUE BANDEIRA E VOLEIBOLÃO
DESENVOLVIMENTO: A Olimpíada representou um momento de muitas aprendizagens e grande integração entre professores e alunos. Na abertura, as "delegações" (turmas)  desfilaram e cantaram o Hino Nacional. Após houve o juramento do atleta e a conscientização sobre o papel das boas atitudes na participação das atividades esportivas e jogos. 

Nos dias de atividades, professores e alunos celebraram e se integraram a partir de variadas experiências, jogando ou torcendo, cantando músicas ou incentivando os colegas, todos em parceria com o intuito de extrair do esporte educacional, valores e atitudes importantes para a cidadania.
No encerramento, todos os alunos foram premiados e incentivados a praticar atividades esportivas no seu cotidiano. Houve o desfile de  das delegações, bem como palavras finais da professora de Educação Física Ana Paula da Silva Santos.
AVALIAÇÃO: A avaliação se deu a partir das observações, os alunos participaram de forma leal e cooperativa nas atividades propostas adotando atitudes de respeito e solidariedade com os colegas. Para nós educadores, foi uma semana de grande importância, não só por conta da prática do esporte e de todos os valores a ele inerentes, mas pela participação efetiva e ativa de todos os alunos da escola.









                              
                 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CIENTISTAS DA ATENAS

        Cientistas da Atenas se apresentam na Feira de Ciências realizada na Unidade Educacional em setembro.
        A Feira de Ciências é uma oportunidade das turmas mostrarem suas vivências e experiências desenvolvidas no "Programa Cientistas do Amanhã."
        O Programa "Cientistas do Amanhã" chegou à Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro no segundo semestre de 2009, está nas Escolas do Amanhã  e nas de alto IDEB. O objetivo é fazer com que as crianças tenham uma experiência motivadora e instigante na área de Ciências.

          O trabalho é realizado em Unidades Temáticas distribuidas em três trimestres ao longo do ano. Cada Unidade contém 16 aulas e um tema gerador:
1º ano : Animais - Água - Luz, Cores e Sombras
2º ano: Seres Vivos - Ar - Vida das Plantas
3º ano: Ciclos de Vida  - Transformações - Solo
4º ano: Tempo e Clima - Rochas e Minerais - Corpo humano
5º ano: Ecossistemas - Vida dos Animais - Terra, Sol e Lua 
           A Feira de Ciências foi baseada nas Unidades Temáticas já trabalhadas, onde os alunos explanaram os conteúdos assimilados durante as aulas.
          No 1º ano os alunos apresentaram as Unidades do Módulo I (Animais) ,o ciclo de vida dos tenébrios , bem como as larvas e besouros conservados em álcool. No Módulo II (Água) além do experimento para descobrir o que se mistura com a água (corante, areia, sal, óleo) e o que acontece quando colocamos objetos na água: bóia ou afunda?

               O 2º ano se deteve nas Unidades Ar com o experimento "Como encher a bexiga dentro da garrafa?" e Vida das Plantas: "Do que as plantas precisam?" Observação do feijoeiro; vegetais que nascem do plantio de semente.

Tivemos também a participação da Classe Especial.

                   O 3º ano falou das Transformações ocorridas em determinados materiais: a dobradura, o ovo frito, a fruta podre, a pipoca,  são resultados de transformações ocorridas no nosso dia a dia.  Apresentaram também "Como fazer massinha?"

O 4º ano mostrou o aprendizado sobre os processos de formação das rochas e minerais; e por meio da lupa, observaram amostras de diferentes materiais. As rochas podem ser feitas de um, dois, três ou muitos minerais misturados. Sendo assim, foram expostas amostras de várias rochas e minerais com diferentes formações, cores e texturas.
O 5º ano apresentou os diferentes tipos de vegetação dos biomas brasileiros que são determinados pelos componentes abióticos, ou seja, o tipo do solo, a quantidade de água e luz, as temperaturas ao longo do ano e os ventos, entre outros fatores, representando-os através de belíssimas maquetes:
Caatinga- termo de origem indígena que significa em tupi-guarani mata clara e aberta.

          Pampas- a principal característica do Pampas é sua vegetação herbácea e embora pareça um ambiente pouco diverso, existem mais de 400 espécies de gramíneas e outros seres vivos neste bioma. 

 Cerrado-formado por diversos ecossistemas, desde campos de aspecto semelhante a um capinzal até áreas com árvores, é o segundo maior bioma do Brasil.

Mata Atlântica- é considerada um hotspot, ou seja, um dos mais importantes biomas do planeta, encontrada ao longo da costa brasileira, do Nordeste ao Sul do país.
                        Floresta Amazônica- o maior bioma brasileiro, tem a maior reserva de diversidade biológica de todo o mundo. Abrange os estados do Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Pantanal-O bioma do Pantanal  encontra-se em uma grande planície brasileira. Sua principal característica é a presença de dois períodos bem demarcados: o das inundações e o da seca.

As atividades de escrita são usadas nas aulas como registro de acompanhamento e construção de um conhecimento que está sendo  pesquisado ou investigado. Tais registros são feitos no "Diário do Cientista" que é confeccionado por cada professor de acordo com as características e a demanda de cada turma.

      A leitura e a escrita nas aulas de Ciências permeiam diferentes linguagens como música, jogos, histórias, dramatização, consolidando de forma lúdica a alfabetiz ação, como nesta atividade realizada pela professora Alcione Reis, turma 1.101 e exposta na Feira de Ciências onde após vários experimentos com o tema gerador "Água", foi realizada a escrita da música "Dona Aranha", bem como registro através de desenho e dramatização realizada em aula, desta forma consolidou-se vários conceitos como ciclo da água e a importância da chuva para o meio ambiente, de forrma lúdica e prazerosa. 

Seguindo a linha da articulação de diversas áreas do conhecimento, a professora Solange Alves, turma 1.103 construiu com sua turma um texto coletivo a partir da temática "Água" vivenciada no módulo II do programa.
Agora veja um pouco dos Cientistas da Atenas em ação:





sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PROJETOS ECOAM NA MIDIA

A revista Appai Educar publica em sua edição n°78 dois projetos desenvolvidos pela Unidade Escolar
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM RITMO, HISTÓRIA E CULTURA.




LEITURA DO MUNDO
PROFESSORA TRANSFORMA ALUNOS EM MONITORES E ESTIMULA O PROCESSO
DE ALFABETIZAÇÃO 

                                   Quer ver mais? Acesse www.appai.org.br

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

QUEM CONTA UM CONTO...

                             ...AUMENTA UM PONTO!

                    A Escola Atenas apresenta a Hora do Conto com a autora  Elza Fiuza, numa apresentação de teatro com as turmas de Educação Infantil, direcionadas pelas professoras Vânia de Oliveira, Sueli Ferreira, Vera Lucia Matias e Ida Vivas.
            A Hora do Conto é a culminância do projeto "LER E CONTAR...É SÓ COMEÇAR!" que tem como vertente a formação do aluno leitor, estimulando o hábito de ler das crianças, além de formar platéia a partir das apresentações mensais onde os professores apresentam um autor e fazem uma narrativa de suas obras, no caso da autora supra citada, houve apresentação teatral dos alunos  de Educação Infantil 
tendo como narrativa o clássico infantil A galinha ruiva.
             A partir das obras da autora são realizadas em sala de aula atividades com foco no letramento,além de matemática, artes e áreas pertinentes a história contada. A autora já publicou vários clássicos infantis: O pintinho Quiriquiqui, O macaquinho travesso, A bela e a fera, O veado e a onça, A bela e a fera, O bolo de natal, Dona galinha e seus pintinhos, dentre outros. 
              Sugestões de atividades de letramento e contagem:
                     Sugestão de atividade de artes, realizada com sucata: confecção da galinha ruiva com potinhos de iogurte.
                                  
                    Na próxima Hora do Conto teremos a visita do nosso amigo Pedro Malasartes.AGUARDEM!!